É hora de os aplicativos de namoro populares começarem a pensar em mudar

Quando o aplicativo Tinder foi apresentado ao público em 2012, ele representou um verdadeiro avanço. Os desenvolvedores conseguiram introduzir com muito sucesso elementos de gamificação e tornar o processo de encontrar uma alma gêmea verdadeiramente emocionante. Afinal, o que poderia ser melhor do que apenas deslizar fotos de outros usuários para a esquerda e para a direita e, em seguida, obter conexões e poder conversar com uma pessoa interessante?

O auge da popularidade do Tinder ocorreu em dois períodos, entre 2012-2014, quando o aplicativo apareceu em todo o mundo, e em 2019-2020, quando a epidemia do coronavírus varreu o mundo e milhões de pessoas se viram fechadas entre quatro paredes e sozinhas.

No entanto, se olharmos para a tendência geral da popularidade do Tinder, podemos ver que, entre 2013 e 2023, as classificações do aplicativo na App Store e no Google Play caíram mais de 42%. E a situação é semelhante com quase todos os serviços de namoro populares. As pessoas parecem estar simplesmente cansadas desse formato. Mas isso ainda pode ser corrigido, se os desenvolvedores abordarem a questão de uma maneira equilibrada.

Para onde vão os usuários de aplicativos de namoro?

Se você acha que o declínio na popularidade dos serviços de namoro está acontecendo é devido a uma diminuição no número de pessoas solteiras no mundo, isso não é verdade. Na verdade, há ainda mais solteiros agora, mas nem todos, por uma razão ou outra, usam sites e aplicativos de namoro tradicionais. Muitas pessoas escolheram uma alternativa para os bate-papos por vídeo online.

Os bate-papos por câmera online são sites ou aplicativos que conectam usuários aleatórios via conexão de vídeo e permitem que vocês se comuniquem sobre quase qualquer tópico. Assim, os interlocutores imediatamente vêem e ouvem uns aos outros e o seu diálogo é o mais próximo possível do real. Esse relacionamento de vídeo aleatório poderá lhe trazer as emoções e impressões mais inesperadas.

Vamos dar uma olhada em alguns bate-papos populares que funcionam câmera para câmera:

  • CooMeet — um chat com cam que fornece um filtro de gênero sem erros. Além disso, o CooMeet tem um período de teste gratuito. Você pode avaliar pessoalmente todas as vantagens deste site e tomar uma decisão sobre se quer continuar posteriormente. Este bate-papo por webcam também tem um tradutor de mensagens embutido. Assim, você poderá se comunicar com interlocutores de todo o mundo, mesmo sem falar o idioma.
  • Tinychat — não é exatamente um bate-papo por câmera ao vivo, mas sim uma plataforma de streaming de vídeo. Uma ótima opção para quem ama o formato de transmissões de vídeo. Além de assistir, você também poderá transmitir. Embora o Tinychat não seja o melhor para uma comunicação face-a-face, ele ainda é um serviço muito popular para comunicação.
  • Fruzo — um bate-papo por câmera bastante simples que tem um filtro de gênero, permite adicionar usuários à sua lista de amigos, se inscrever para atualizações de pessoas que você está interessado, adicionar fotos para o seu perfil, ver fotos de outros usuários e muito mais. O Fruzo é uma boa combinação de bate-papo cam a cam e um site de namoro clássico.
  • Faceflow — um bate-papo por vídeo que permite conhecer novas pessoas e conversar com amigos, familiares ou colegas. Há suporte para bate-papos individuais e bate-papos por vídeo em grupo. É muito conveniente se você precisar realizar uma videoconferência ou discutir qualquer assunto importante com seus amigos.
  • Chatspin — um bate-papo aleatório ao vivo com filtro de gênero. Neste caso, você pode escolher não apenas as opções “Homem” ou “Mulher”, mas também “Casal” ou “LGBTQ+”. Os usuários que se preocupam com o anonimato e a privacidade podem usar máscaras AR. Este é um recurso bastante raro, mas muito popular.

Cada bate-papo por webcam, independentemente da sua escolha, oferece muito mais interatividade e permite que você possa conhecer a outra pessoa melhor e mais rápido, sem perder tempo com mensagens de texto intermináveis. Apenas alguns minutos — e agora você já entende muito bem que tipo de pessoa está na sua frente e se você está pronto para desenvolver um relacionamento com ela. Em um aplicativo de namoro, isso levaria muito mais tempo!

Veremos grandes mudanças no Tinder e seus concorrentes em breve?

Hoje, uma tarefa importante para o Tinder e outros aplicativos de namoro é atrair novos públicos e reter os usuários existentes. E isso pode ser um problema em condições de competição ativa.

A dificuldade aparece porque agora os serviços de namoro precisam se concentrar principalmente em atrair zoomers. Esta é uma geração jovem e ativa que está constantemente em busca de algo novo e rapidamente se cansam da monotonia. De acordo com as estatísticas, o interesse do usuário em aplicativos de namoro diminui já 2-3 dias após o registro. E, após 15 dias, apenas 20% dos usuários permanecem ativos. Por exemplo, se 100 pessoas se registrarem no Tinder hoje, em duas semanas haverá apenas 20 delas ainda usando o serviço. Não é um número suficiente!

Claro, os proprietários de sites e aplicativos de namoro entendem que é preciso trabalhar ativamente com o público e envolvê-lo. É por isso que, de vez em quando, eles oferecem várias inovações e ferramentas envolventes:

  • Bate-papos por vídeo embutidos — semelhantes ao CooMeet, Chatspin e outros chats por vídeo listados acima.
  • Configurações de pesquisa mais flexíveis para encontrar parceiros em potencial.
  • Identidades de gênero adicionais para atrair um público mais diverso.

O Tinder tentou até iniciar o desenvolvimento de seu próprio metaverso, chamado Tinderverse, após Mark Zuckerberg ter anunciado o desenvolvimento do Meta. No entanto, o Tinder acabou abandonando essa ideia, percebendo que poderia ser um fracasso, especialmente porque o público já está deixando ativamente a plataforma e as rendas estão diminuindo.

Preços altos são uma das principais razões pelas quais os usuários saem

Primeiro, uma observação interessante: o Tinder e o Bumble escondem as estatísticas do seu número total de usuários, incluindo o número de titulares de contas pagas e gratuitas. Mas outros sites são mais abertos e compartilham algumas informações:

  • Os usuários de todos os sites de propriedade do Match Group gastam uma média de US $15,86 por mês.
  • O serviço de namoro Bumble tem cerca de 1,9 milhões de usuários pagantes, que gastam pouco menos de US $30 por mês.

Francamente, estes são valores altos. Mas o fato de você ter uma conta premium e o acesso a todas as funções não garantem que você definitivamente conhecerá a pessoa com quem se deseja conectar.

Fato interessante! De acordo com estudos da agência de pesquisa YouthSight, mais de 90% dos membros da geração mais jovem dizem que estão desiludidos com aplicativos de namoro. Entretanto, 40% dos entrevistados dizem que são felizes sozinhos e, em princípio, não procuram encontrar uma alma gêmea.

Os proprietários de serviços de namoro enfrentam uma tarefa difícil: envolver um público jovem e manter sua atenção pelo maior tempo possível. Para fazer isso, é preciso dar alguns passos. Primeiro, é essencial reconsiderar os modelos de monetização. Em segundo lugar, melhorar os algoritmos de seleção de pares. Afinal, apenas o Hinge se destaca, com o seu algoritmo original, se comparado com os outros aplicativos de namoro, que usam as mesmas soluções de sempre. Em terceiro lugar, os serviços de namoro devem oferecer algo realmente novo aos seus usuários. As pessoas estão cansadas de passar fotos para a esquerda e para a direita há mais de dez anos. Elas precisam de uma nova experiência de usuário. Quem descobrir a solução primeiro, ganhará a maior parte da base de usuários

Resumindo

Aparentemente, estamos testemunhando um rápido declínio no interesse dos usuários em sites de namoro clássicos. Isso é especialmente perceptível no contexto do seu rápido crescimento durante a pandemia de Covid-19.

Se os sites e aplicativos de namoro clássicos realmente quiserem se manter à tona e competir com sucesso contra bate-papos por vídeo aleatórios, eles ainda têm muito trabalho pela frente e necessitam de uma transformação séria. Caso contrário, eles podem simplesmente cair no esquecimento e permanecer apenas um fenômeno local, sem interesse para um público amplo.

Acreditamos que nos próximos anos veremos muitas mudanças na indústria de namoro online. Ao mesmo tempo, a concorrência certamente crescerá, o que no futuro poderá levar a uma diminuição no custo do acesso premium em aplicativos de dating. Mas ainda é muito cedo para discutir preços.

Seja como for, recomendamos que você fique atento e leia regularmente as notícias sobre o tema do namoro na web. Temos certeza de que nos próximos anos ou mesmo meses muitas coisas interessantes e inesperadas nos esperam. Nós iremos mantê-lo atualizado!

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