Alerta vermelho no jardim: descubra as razões ocultas por trás do crescimento lento das plantas

Saiba por quais motivos as plantinhas não se desenvolvem bem

Belo Horizonte, 11 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Embora possa parecer simples, cuidar de plantas de interior tem certos detalhes que devem ser conhecidos. Nesse sentido, muitas pessoas queixam-se de um ponto: por que há um crescimento lento das plantas?

Isso se deve a vários fatores que vão desde o tipo de rega, à exposição solar, às temperaturas ou ao tipo de solo. Assim, qualquer um acaba afetando o desenvolvimento correto, causando o crescimento lento das plantas. Mas, não se preocupe, pois, na matéria abaixo, mostraremos o que fazer para mudar essa situação no seu jardim.

Quais as causas do crescimento lento das plantas?

Se prepare para conseguir identificar o problema de crescimento das suas plantinhas de interior. Assim, descubra com o Folha Go a melhor solução para a ajudar a crescer de forma saudável.

Falta de irrigação

A irrigação é um dos fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento de uma planta. Portanto, se você pensou “minhas plantas crescem muito devagar, por que isso?”, preste atenção nas regas que você oferece a elas.

Se você não der água suficiente, elas não apenas parecerão caídas, amarelas, secas ou até murchas, mas também não crescerão bem. A falta de água faz com que as reservas que a planta tem sejam consumidas e, por isso, ela não pode concentrar seus esforços no crescimento.

Para ajudá-las a crescer rapidamente, é aconselhável verificar a quantidade de água necessária. Conhecendo as espécies específicas que você tem em casa, poderá se organizar para dar a elas a quantidade de água necessária e com a frequência adequada.

Excesso de água

É tão ruim regar de menos uma planta quanto regá-la demais. De fato, este último responde como uma das possíveis causas da frequente pergunta sobre por que as plantinhas morrem. O excesso de água é a primeira causa do não desenvolvimento.

Regar demais faz com que as raízes não tenham a quantidade necessária de ar e nutrientes vitais para crescer. Além disso, o excesso de água acabará apodrecendo a raiz, o que levará à morte. Se você notar mofo ou fungo no meio de cultivo, solo constantemente encharcado, casca solta ou folhas murchas, ou amareladas, pare por um momento. Esses são os sinais mais característicos de excesso de água em uma planta de casa.

Falta de espaço

Suas plantas não crescem? A falta de espaço pode ser outro motivo. Algumas espécies passam por diferentes fases de crescimento e nelas as raízes precisam de espaço suficiente para se desenvolver.

Se sua plantinha cresce devagar, talvez seja porque o vaso atual ficou muito pequeno, as raízes se enrolaram e estão girando sobre si mesmas, sem encontrar saída para continuar crescendo. Se esta for a razão pela qual sua planta não está crescendo adequadamente, você notará algum dos seguintes sinais:

  • As raízes se projetam do fundo do vaso;
  • Ao remover a planta, você verá que há mais raízes do que solo;
  • As plantas pararam de crescer;
  • A água não encharca mais o solo, mas vai direto para o fundo, já que quase não resta solo.

Se você deseja que sua planta continue crescendo e se desenvolvendo, precisará transplantá-la e trocar de vaso. Retire a terra velha que está entre suas raízes e também pode o que estiver danificado, mas tomando cuidado para não estragar as raízes grandes, assim, você promoverá seu desenvolvimento saudável.

A importância da luz

Alerta vermelho no jardim: descubra as razões ocultas por trás do crescimento lento das plantas
Alerta vermelho no jardim: descubra as razões ocultas por trás do crescimento lento das plantas – IStock

Outro fator fundamental que pode interferir no crescimento adequado são os níveis de luz que a planta recebe. Se você deseja garantir sua sobrevivência e desenvolvimento, deve imitar o ambiente natural de suas espécies o máximo possível. Para isso, consulte as necessidades específicas de cada uma para fornecer o nível de luz adequado.

Se você perceber que:

  • As plantas estão se enrolando para baixo;
  • Bordas das folhas estão amarelando;
  • Novas folhas são muito menores que as antigas mesmo com o passar do tempo.

Sua planta está recebendo mais luz do que o necessário. Nesse caso, você deve afastá-la da janela ou garantir que a luz que recebe não seja direta.

Caso sua planta cresça devagar, a altura seja maior do que deveria ou as folhas não tenham muita cor, é porque está longe da luz solar. A solução é realocá-la para que receba mais luz. Com essa mudança de local você notará como a planta fica esbelta e cresce rapidamente.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies