Banda larga: Detalhes sobre o 5G, “Quinta geração de telefonia”

Tecnologia de rede sem fio mais inovadora que já foi criada

De antemão o folha Go tem o objetivo de lhe informar assuntos relacionados a tecnologia, e nesse domingo (8), a onda é sobre a tecnologia da “quinta geração de telefonia“, que por sua vez é o 5G. Que consiste em uma tecnologia de rede sem fio mais inovadora que já foi criada na maneira de como as pessoas vivem e trabalham.

A proposta é ser mais rápida e capaz de lidar com mais dispositivos conectados do que a rede 4G LTE que é a atual. Essas e outras melhorias que possibilitarão uma onda de novos tipos de produtos tecnológicos.

As redes 5G ou banda larga começaram a se desenvolver nos Estados Unidos e ao redor do mundo em 2018 e ainda estão dando os primeiros passos, mas os especialistas dizem que o potencial é enorme.

Tecnologia 5G - Reprodução Pixabay
Tecnologia 5G – Reprodução Pixabay

Por que a rede 5G?

As empresas estão correndo para ter as redes 5G mais rápidas ou maiores. E os países estão competindo para ser os primeiros a implantar redes 5G totalmente funcionais, em todo o país. Isso porque, os benefícios da nova tecnologia devem alimentar novas tecnologias transformadoras, não apenas para os consumidores, mas também para as empresas, infraestrutura e aplicações de defesa.

Benefícios da tecnologia 5G?

Os maiores benefícios da tecnologia 5G certamente estão relacionados a sua velocidade. Mas também há outras vantagens. Este tipo de internet contará com uma maior banda, o que significa que pode lidar com uma quantidade maior de dispositivos conectados do que as redes anteriores.

Isso significa que não haverá mais serviço com atrasos quando houver diversos equipamentos. E permitirá ainda mais dispositivos conectados, como escovas de dentes inteligentes e carros auto dirigidos. O 5G também reduzirá a latência, ou seja, o tempo que leva para um telefone celular (ou outro dispositivo conectado) fazer uma solicitação de um servidor e obter uma resposta, reduzindo a praticamente zero.

Como funciona?

Com 5G, contam com os sinais passam por novas frequências de rádio, o que requer a atualização de rádios e outros equipamentos nas torres de celular. Existem três métodos diferentes para construir uma rede 5G, dependendo do tipo de ativos que uma operadora sem fio possui.

Elas se compõem por rede de banda baixa (área de cobertura ampla, mas apenas cerca de 20% mais rápida que 4G), rede de banda alta (velocidades super rápidas, mas os sinais não viajam bem e lutam para se mover através de superfícies duras) e rede de banda média (equilibra velocidade e cobertura).

As transportadoras que constroem redes super-rápidas de 5G devem instalar toneladas de locais de pequenas células, aproximadamente do tamanho de caixas de pizza, em postes leves, paredes ou torres, muitas vezes em uma proximidade relativamente pequena entre si.

Por esse motivo, as redes super-rápidas estão sendo implantadas, em sua maioria, cidade por cidade. Eventualmente, a maioria das operadoras americanas terá uma mistura dos diferentes tipos de rede que permitirá tanto uma ampla cobertura quanto velocidades rápidas.

Qual será a velocidade de download?

Espera-se que as redes 5G mais rápidas sejam pelo menos 10 vezes mais rápidas do que as 4G LTE, de acordo com o grupo comercial da indústria sem fio GSMA. Alguns especialistas dizem que elas poderiam eventualmente ser 100 vezes mais rápidas.

Isso é rápido o suficiente para baixar um filme de duas horas em menos de 10 segundos, contra cerca de 7 minutos com 4G. A velocidade real de download dependerá de uma série de fatores, incluindo localização e tráfego de rede.

Como você pode utilizá-lo?

Para se conectar e obter os benefícios de uma rede 5G, os consumidores têm que ter dispositivos habilitados para 5G. Samsung, Motorola, Huawei, LG, OnePlus e vários outros fabricantes de dispositivos lançaram telefones 5G. A Apple deverá lançar um iPhone 5G,no mais tardar no outono de 2020.

Há inconvenientes?

A adoção significativa da 5G vai levar anos, o grupo comercial da indústria GSMA estima que até 2025, cerca da metade das conexões móveis será 5G, (o restante será tecnologia mais antiga, como 4G e 3G). Há também preocupações entre os reguladores e outros sobre a segurança do 5G, especialmente porque tecnologias cruciais como carros e sistemas de saúde serão construídos em cima da rede.

Saiba mais: Data marcada: Empresa Chinesa traz linha Xiaomi Mi 10T para os brasileiros

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies