Arroz doce moreninho é prático, fácil e irresistível: confira a receita

Trouxemos essa receita de arroz doce moreninha para adocicar aqueles dias mais frios e não tão felizes assim, então já separe seu papel e caneta, e anote essa receita que além de simples, é uma delícia.

0

O arroz doce é uma antiga receita, já dos nossos antepassados, muito degustada pelos brasileiros, e, por isso mesmo, separamos uma receitinha de dar água na boca. Dessa forma, hoje, dia 21/11, o Folha Go vai mostrar essa versão deliciosa de Arroz doce moreninho, prático, fácil e irresistível.

Então pegue papel e caneta, e vamos lá a receita do arroz doce moreninho:

Arroz doce moreninho (Imagem: tudo gostoso)

Arroz doce moreninho

O arroz doce moreninho é uma das comidas típicas mais consumidas nas festas juninas no Brasil, especialmente pelo clima frio, típico da estação. No entanto é bem degustado em dias de baixas temperaturas, ou mesmo nublados e chuvosos. Porém, nada impede que em qualquer outro dia e quando dê vontade, se prepare essa delícia.

E embora o prato seja  bem antigo e conhecido, a receita de hoje vem, com muita cremosidade, e o sabor aromático característico do doce.

Dessa forma, é uma receita que além de saborosa é muito fácil de fazer, e, na maioria das vezes, temos todos os ingredientes na nossa casa. Então, vamos começar?

Ingredientes

Separe os ingredientes que irá precisar para o preparo da receita, lembre-se que a canela em pó não é obrigatória, mas, é ela quem dá o sabor especial ao arroz:

  • 2 xícaras de arroz lavado,
  • 4 xícaras de água,
  • 10 colheres de açúcar,
  • 1 e 1 /2 litro de leite integral quente,
  • Lata de leite condensado (1 unidade),
  • 1 caixinha de creme de leite,
  • Canela em pó a gosto.

Modo de Preparo do arroz doce moreninho

Depois de separar os ingredientes, vamos agora ao preparo do arroz doce moreninho:

  1. De início, cozinhe o arroz na água;
  2. Depois, com o arroz já cozido, acrescente o leite já quente;
  3. Em seguida, em uma panela separada, derreta o açúcar no fogo baixo, até ficar no ponto caramelo;
  4. Depois, acrescente o açúcar derretido a panela de arroz e mexa bem que o caramelo se derreta e é absorvido completamente;
  5. Acrescente agora o leite condensado, mexa devagar e deixe o arroz cozinhando em fogo baixo por mais 5 minutos;
  6. Em seguida, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e mexa devagar para que todos os ingredientes se incorporem;
  7. Coloque o arroz em um refratário, salpique canela por cima, e leva a geladeira por aproximadamente 3 horas;
  8. Por fim, sirva!
Arroz doce moreninho (Imagem: Blog do avental ao salto alto)

Dicas extras para o arroz doce moreninho

Nessa receita, algumas dicas podem ajudar a deixá-la ainda mais saborosa e cremosa:

  1. De início, antes de retirar o arroz doce do fogo, certifique-se de que ele não está com doce acima do recomendado, pois, o limite do doce dessa receita ficará a cargo de cada pessoa, portanto, tenha cautela na medida do açúcar;
  2. Depois de gelado, o arroz doce pode ficar um pouco seco, caso isso aconteça, acrescente um pouco de leite, e misture novamente, para que ele volte a ficar úmido e cremoso (a cremosidade é devido a isso);
  3. Há pessoas que gostam de experimentar o arroz morno, então, não é obrigatório que seja servido gelado, mas, lembre-se que o doce e a temperatura, podem ser um pouco enjoativo;
  4. Se, ainda, durante o preparo, ele continuar seco, acrescente um pouco mais de leite, e, se quiser um arroz mais forte, basta acrescentar um pouco mais de canela, porém, cuidado, para que não fique com sabor muito forte.

Dessa forma, essa receita de arroz doce moreninho traz a doçura dos nossos antepassados, com, os bons pensamentos para nosso futuro! Aproveite e bom apetite!

Comments
Loading...