Como fazer manutenção de aquecedor a gás? Aprenda dicas de segurança importantes para não passar frio

Não passe frio, confira como instalar e cuidar de seu aquecedor a gás

Foto do revisor (Danilo Capozzi)
Revisado por: (Danilo Capozzi)
Anúncio


Ribeirão Preto, 12 de maio de 2022, por Nicholas Palmeira – Apesar do Brasil ser um país quente, durante o outono e inverno a temperatura pode cair bastante. Consequente, é preciso combater o frio de alguma forma, e uma delas é usando um aquecedor a gás. Portanto, o blog Casa e Macete vai te ensinar agora a como fazer manutenção de aquecedor a gás.

Continua depois da publicidade

Durante o períodos quentes, especialmente no verão, fazemos de tudo para diminuir o calor. Para isso, usamos aparelhos como ventiladores e ar condicionado. O mesmo acontece durante o frio, onde podemos usar aquecedores. Existem vários tipos de aquecedores, mas dessa vez vamos falar sobre o aquecedor a gás, uma ótima opção para não passar frio, mas que precisa de cuidados.

Leia também: Como Não Gastar Muito Na Reforma/Construção? Veja Agora

Continua depois da publicidade

Informações importantes para instalação

Primeiramente, antes de instalar um aquecedor a gás, é preciso se atentar ao aspecto do imóvel no qual ele será instalar. No caso de edifícios antigos, é importante checar sua regulamentação e submeter ele a uma avaliação de um especialista. Dessa forma, caso haja necessidade, é possível realizar os ajustes necessários para atender as exigências normativas.

Continua depois da publicidade

Para imóveis novos, o cuidado permanece. Não se pode bloquear grelhas e aberturas do aquecedor com móveis, eletrodomésticos ou marcenarias. O imóvel também precisa fornecer uma boa circulação do ar. Ademais, a exaustão do aquecedor precisa estar de acordo com o espaço e ambiente. Ou seja, é importante consultar um profissional especializado para um planejamento.

Como fazer manutenção de aquecedor a gás? Aprenda dicas de segurança importantes para não passar frio
Conheça dicas importantes para ter um aquecedor a gás com segurança. Foto: Pixabay

Principais cuidados na manutenção o aquecedor a gás

Por ser um aparelho movido a gás, em caso de algum defeito, é possível que ocorra um vazamento de gás. Infelizmente é muito difícil detectar um vazamento apenas estando no ambiente. O gás é inodoro, incolor e insípido, conforme Julyana Oliveira explica na matéria da Globo de 31 de julho de 2019. Por isso, é importante sempre checar seu funcionamento minuciosamente.

Para fazer essa checagem, observe o queimador do aquecedor. Essa parte emite uma chama azul,  resultante da queima correta do gás pela quantidade de oxigênio adequada. Caso essa chama não esteja azul, é porque existe a possibilidade de emissão de monóxido de carbono (CO). Consequentemente, é preciso consultar um profissional e tomar o cuidado necessário com o gás.

Como fazer manutenção de aquecedor a gás? Aprenda dicas de segurança importantes para não passar frio
O aquecedor a gás é um aparelho que t mantem quentinho, mas que precisa de muito cuidado. Foto: Pexels

Erros comuns no uso do aquecedor a gás

Acidentes com aquecedor a gás podem ser muitos graves, e por isso é importante ter muito cuidado. Conforme fora dito, algumas pessoas bloqueiam as saídas do aquecedor, o que é um erro grave. Contudo, um erro que pode ser ainda mais grave é o de utilizar um aquecedor de forma que ele não tenha um sistema com fluxo hermético ou balanceado.

Esse tipo de fluxo faz com que o aparelho use o ar necessário para fazer a combustão sem consumir o ar do espaço em que ele está instalado. Ou seja, quando esse sistema falha ou não está estabelecido, o aparelho acaba consumindo todo o oxigênio do ambiente. Dessa forma, a falta de pode causar desmaios, tonturas, náuseas ou pior.

Leia também: Como Limpar O Banheiro De Forma Rápida E Fácil?

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais