Como fazer para limpar as grades do fogão? Confira essas dicas importantes para manter seu fogão limpo

É muito importante manter seu fogão limpo, portanto venha ver as principais dicas

Foto do revisor (Gabriela Scopel)
Revisado por: (Gabriela Scopel)
Anúncio


Ribeirão Preto, 25 de maio de 2022, por Nicholas Palmeira – Por ser o cômodo que usamos para preparar comida, a cozinha é um dos ambientes da casa que mais precisa ser limpo. Essa limpeza inclui o fogão, que muitas vezes as suas grelhas são chatas de se limpar. Contudo, o blog Casa e Macete vai te ensinar agora a como fazer para limpar as grades do fogão facilmente.

Continua depois da publicidade

O fogão é um aparelho que utilizamos bastante, e consequentemente acaba se sujando bastante, especialmente as grades. Por serem delicadas, é preciso tomar bastante cuidado na hora da limpeza, fazendo uso de técnicas e produtos apropriados. Felizmente, existem dicas importantes para manter seu fogão limpo, e essas vão facilitar muito esse trabalho complicado.

Leia também: Confira Todas As Maneiras De Se Fazer Sopa Fáceis E Deliciosas
Quais os melhores produtos e ferramentas para limpar as grades?
Como se trata de um aparelho complexo com peças delicadas, é importante usar as ferramentas e produtos corretos. Primeiramente, para limpar as grades, é preciso utilizar apenas uma esponja comum. Porém tome cuidado, pois para esse tipo de limpeza, usa-se apenas o lado amarelo dela, já que ele evita o surgimento de riscos na peça.

Continua depois da publicidade

Em relação aos produtos adequados, existem duas possibilidades iniciais. A primeira é o uso de produtos abrasivos finos, como os saponáceos, que assim como o lado amarelo da esponja, previne riscos nas grades. E a segunda é o uso de água misturada com bicarbonato de sódio, que forma uma solução pastosa muito efetiva para limpar as peças.

Continua depois da publicidade

Como fazer para limpar as grades do fogão? Confira essas dicas importantes para manter seu fogão limpo As grades podem ser difíceis de limpar, portanto fique por dentro dessas dicas. Foto: Pixabay
Como remover gordura e sujeiras mais pesadas?
Agora que você sabe do uso dos saponáceos e o bicarbonato com água, podemos partir para o uso de produtos alternativos para casos especiais. Um desses casos é a presença de gordura na grelha. Para remover ela, é possível usar vinagre cítrico, que é uma mistura de cascas de limão e laranja com vinagre. Para fazer, basta misturar os ingredientes e reservar por 2 semanas apenas.

O outro caso seria de sujeiras muito pesadas, e para isso os produtos também são mais pesados. Na matéria da Globo, de 11 de maio de 2020, Vitória Sanches e Stéphanie Durante, descrevem o procedimento, em que é colocada amônia em sacos plásticos, com as grades dentro. A amônia é capaz de derreter gorduras, portanto é preciso usar equipamentos de proteção nesse método.

Como fazer para limpar as grades do fogão? Confira essas dicas importantes para manter seu fogão limpo Manter a cozinha e os fogão limpos é uma tarefa de casa muito importante. Foto: Pixabay
Por fim, quais as principais dicas para essa limpeza?
Um fator que é igualmente importante a qualidade da limpeza é a frequência em que ela ocorre. O acúmulo de sujeiras por muito tempo, faz com que elas fiquem cada vez mais impregnadas. Portanto, para que a limpeza seja sempre mais fácil, estabeleça uma rotina apropriada. O ideal seria uma limpeza semanal, pois assim as sujeiras saem com mais facilidade.

Para finalizar, é importante se atentar aos produtos que você utiliza. A qualidade e o tipo do produto são essenciais para uma boa limpeza. Dessa forma, busque utilizar panos descartáveis e esponjas bem macias, pois evitam danos e facilitam a limpeza. Ademais, evite sempre usar a palha de aço, pois ela diminui a longevidade do aparelho, visto que ela é capaz de riscar com facilidade.

Leia também: Como Deixar As Unhas Fortes Em Casa? Veja 5 Dicas Caseiras

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais