Ribeirão Preto, 4 de junho de 2022, por Nicholas Palmeira – Muitos temperos e condimentos na cozinha escondem ótimas propriedades. Um deles é o vinagre, cujo o uso não se limita apenas para pratos e comida. Portanto, o blog Casa e Macete vai te ensinar a como usar o vinagre para além da cozinha e tirar proveito de suas propriedades.
A princípio, usamos condimentos nas comidas apenas para acrescentar sabor. Porém, esquecemos que, assim como os alimentos em si, os temperos também são benéficos para a saúde. O vinagre definitivamente está nessa categoria, além de apresentar uma grande diversidade. Logo, conheça diferentes tipos e benefícios do vinagre.
Leia também: Como Economizar Água? Todo Mundo Deveria Saber Essas Dicas Para A Conta Vir Mais Baixa
Principais benefícios do vinagre
Por incrível que pareça, o vinagre é alvo de inúmeros estudos até hoje, por causa de suas propriedades para a saúde. Dentre suas capacidades, estão a manutenção do colesterol, do peso, e auxílio na digestão. Ademais, o vinagre também atua no controle do nível de açúcar, de forma a auxiliar na prevenção de diabetes tipo 2.
O principal componente do vinagre é o ácido acético. Ele participa na digestão do amido, cuja a quebra gera glicose. Sob os efeitos dele, menos açúcar vai para a digestão, e consequentemente o pâncreas não precisa produzir tanta insulina. Contudo, o vinagre não é uma solução por si só, precisando estar alinhado a uma alimentação saudável.

Papel no emagrecimento
A princípio, certos estudos com o vinagre levam a crer que ele tem influência na perda de peso. Pessoas obesas, depois de um tempo consumindo vinagre, tiveram uma leve melhora de peso. Contudo, isso não significa que o vinagre seja um elixir para emagrecer, e sim que ele potencializa os efeitos de uma boa alimentação.
Por outro lado, por mais que o uso do vinagre para emagrecer seja incerto, certos indícios mostram que ele oferece proteção ao coração. Isso ocorre através da regulação do colesterol, fator que já foi citado. No processo, ocorre a remoção do excesso de moléculas de gordura, de dentro para fora do nosso organismo.

Variedades mais populares
Existem diversos tipos de vinagre, os quais possuem diferentes características. Segundo Regina Célia, na matéria da Abril de 14 de fevereiro de 2020, o vinagre de maçã apresenta um antioxidantes, que ajudam a conservar as células. Sob o mesmo ponto de vista, vinagres feitos de framboesa e uva possuem um substância única, a qual atua na defesa do coração, artérias e cérebro.
Dentro do vinagre de vinho, também existem outras variedades. Estas são as de de vinho tinto, xerez, branco e balsâmico, todos muito populares na culinária. Por fim, o vinagre de álcool, feito a partir de cana-de-açúcar, é mais acessível que os outros vinagres. Em síntese, ele não só têm aplicações na cozinha, como também é usado em diversas misturas caseiras.
Leia também: Saiba Como Cuidar De Um Piercing Recém Colocado Para Evitar Que Infeccione, Confira

