Como recuperar a senha do cartão cidadão? Entenda o passo a passo

O Cartão Cidadão é utilizado por muitos brasileiros como forma de sacar benefícios como o FGTS, Abono Salarial, rendimentos do PIS, parcelas do seguro desemprego e muito mais.

Anúncio


Como recuperar a senha do cartão cidadão ─ Criado em parceria entre o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, o cartão cidadão pode presenciar um problema recorrente, que é a perda ou esquecimento da senha do cartão. Nesta data (01/03), o Guia do Ex-Negativado te ensina a como recuperar essa senha.

Como criar uma senha do Cartão Cidadão?

Não custa lembrar que somente tem direito a requisitar o Cartão Cidadão aquele que possui algum dos benefícios trabalhistas e sociais que são oferecidos pelo governo, como os já mencionados Seguro Desemprego, Abono Salarial e as parcelas do Auxílio Brasil.

Documentos

Uma vez solicitado, o beneficiário deve criar uma senha de 6 dígitos numéricos, que como acontece em muitos cartões de bancos, deve ser desbloqueada. Para isso, o beneficiário pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, junto com seu documento de identificação com foto, sendo válidos:

– RG, Identidade Militar ou Carteira de Identidade de Estrangeiros;
– CNH;
– Carteira Profissional (como a CRM ou OAB), CTPS Digital ou Carteira Funcional;
– Passaporte;

Além disso, ainda é possível desbloquear a senha do cartão pela Lotérica, mas antes, deverá ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão (0800 726 0207), informando o cadastro da Senha Cidadão. O procedimento então é o mesmo, ir na agência lotérica mais próxima com um desses documentos de identificação.

Continua depois da publicidade

Veja também: Onde tirar o Cartão Cidadão para receber o PIS? Confira hoje

Continua depois da publicidade

Criei minha senha do Cartão Cidadão e esqueci. E agora?

Como criar uma senha do Cartão Cidadão?
Como criar uma senha do Cartão Cidadão? – Imagem: Michele Azevedo/ FolhaGO

Devido a facilidade de pessoas de má índole descobrirem a senha do cartão, a Caixa não permite senhas numéricas usando datas de nascimento, números do PIS ou senhas com números repetidos ou sequências.

Isso pode fazer com que o beneficiário crie senhas aleatórias e de difícil memorização, resultando em perda ou esquecimento. No entanto, é possível recuperar a senha entrando em contato com o mesmo número do Atendimento Caixa ao Cidadão, escolher a opção “Cartão e Senha do Cartão Cidadão”, selecionar a forma de recebimento dos dados e por fim, solicitar uma nova senha.

Após isso, basta ir na casa Lotérica para cadastrar uma senha nova. Infelizmente, o procedimento não pode mais ser feito pela internet, por questões de segurança.

Não fique sem sua senha do Cartão Cidadão

Sabemos que muitas pessoas necessitam do Cartão Cidadão para conseguir os benefícios que garantem sua própria subsistência. Felizmente, o procedimento não é difícil, embora exija do beneficiário se locomover a lotérica mais próxima.

Por isso, não deixe de seguir as dicas do Guia do Ex-Negativado para não ficar sem seus benefícios, e guarde sua senha em anotações para evitar novas perdas, mas claro, deixando sempre em um local seguro e de preferência, que só você tenha acesso.

Veja também: Cartão social é o mesmo que cartão cidadão? Entenda aqui

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Carregando comentários aguarde...
...
...