Como ficou a nova carteira de identidade? Veja novidades

Governo anunciou novo documento na última quarta-feira, 23/02

Anúncio


Como ficou a nova carteira de identidade? Veja hoje, 28 de fevereiro, quais são as mudanças na documentação e o que fazer para obtê-la.

A mudança é uma novidade que teve anúncio pelo governo federal na última quarta-feira, 23 de fevereiro. São várias as alterações.

Elas se referem à unificação de registros. Igualmente, ao aumento da segurança dos documentos, especialmente diante de fraudes. Saiba mais.

Como ficou a nova carteira de identidade?

A nova carteira entrará a vigor no dia 1° de março, terça-feira. Além disso, os institutos de identificação têm até 23 de março de 2023 para se adaptarem ao novo documento.

O que muda com a nova carteira de identidade?

Primeiramente, a partir de agora o principal identificador do documento será o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e não mais o RG (Registro Geral).

Continua depois da publicidade

Afinal, o RG é de emissão dos estados. Por isso, caso você perca sua identidade e esteja em outro estado, a emissão dela será com um novo RG e não com o antigo.

Continua depois da publicidade

Ou seja, isso permite que você tenha 26 RG diferentes. Isso, então, aumenta as possibilidades de fraudes. Com a nova carteira de identidade isso será evitado.

Além disso, também há alteração em relação à validade. Hoje o RG não possui prazo de validade; contudo, com o novo documento passará a ter.

Por fim, o documento também terá um QR Code de validação que funciona online e offline. Veja abaixo tudo o que muda!

nova carteira de identidade
Veja como ficou a nova carteira de identidade! – Foto: Reprodução/Gov.br

Preciso me preocupar em emitir a nova carteira?

Não. As carteiras atualmente em uso terão validade de 10 anos para quem tem menos de 60 anos. Para quem tem idade superior, não terá validade.

Por isso, é possível manter por 10 anos o atual documento antes de expedir o novo. Depois, então, para obter a nova carteira de identidade, basta ir até uma das unidades dos institutos nacionais de identificação.

MORAR NOS EUA? Em entrevista brasileiro MANDA REAL SOBRE SAÚDE, EMPREGO, VISTO e muito mais

Por ser referência como maior potência econômica do mundo, é comum pessoas do mundo todo migrarem para os Estados Unidos.

Entre os brasileiros, claro, essa também sempre foi uma tendência. Mas para aproveitar as oportunidades e viver o “sonho americano” da melhor forma, é preciso uma boa adaptação.

Quando trata-se de um lugar completamente novo, vale a pena procurar fazer uma leitura do contexto para, assim, evitar futuros problemas.

É fundamental saber como sobreviver e conviver com outros moradores desse país, uma vez que questões culturais são diferentes da nossa. Veja o vídeo e saiba a real sobre saúde, emprego, visto americano e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...
...