Meu Auxílio Brasil foi bloqueado; e agora? Entenda o que fazer

O auxílio poderá ser bloqueado para algumas pessoas, e o dinheiro simplesmente parar de cair na conta.

Anúncio


Ponta Grossa, 18 de março de 2022 – Meu Auxílio Brasil foi bloqueado – O Auxílio Brasil beneficia milhares de cidadãos de baixa renda, entretanto, estes devem ficar atentos. Esse auxílio financeiro pode parar de cair na conta, pegando de surpresa algumas pessoas. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado explica como agir diante desse momento.

Meu Auxílio Brasil foi bloqueado

Com o programa que contempla mais de 18 milhões de brasileiros, segundo o G1, em situação de pobreza e extrema pobreza, o Auxílio Brasil oferece uma ajuda financeira de no mínimo R$400.

Todavia, como é um programa que contempla apenas aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos, com o passar do tempo alguns deixam de ser beneficiados. O auxílio poderá ser bloqueado para algumas pessoas, e o dinheiro simplesmente parar de cair na conta.

Nessa situação – que pode ser evitada –, há alguns motivos que podem explicar a situação. Um dos mais comuns, é quando o CadÚnico não está atualizado, impedindo a continuação no programa federal. Por outro lado, o benefício pode estar bloqueado por ainda não ter chegado a data de pagamento prevista no calendário.

Veja também: Cadastro Único é o mesmo que bolsa família? Entenda o benefício

Continua depois da publicidade

O que fazer se o auxílio Brasil estiver bloqueado?

Meu Auxílio Brasil foi bloqueado
Meu Auxílio Brasil foi bloqueado – Imagem: Michele Azevedo – FolhaGO

Com o auxílio Brasil bloqueado na conta do indivíduo, a primeira coisa a fazer é identificar os possíveis motivos. Primeiramente, o cidadão deve conferir a data de pagamento do mês que sai no calendário anual. Depois disso, se o benefício já estiver ou passado pela data de depósito, conferir a regularidade de seus documentos.

Todo mês, o governo faz uma análise de dados de cada família cadastrada no programa. Se alguma checar negativo para o cumprimento de algum quesito, a mesma será retirada da lista de beneficiários.

Mas se estiver tudo correto quanto a documentação, for dia de pagamento e o dinheiro não cair na conta, o beneficiário tem algumas opções:

  • Checar outras contas possíveis de depósito;
  • Entrar em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal;
  • Entrar em contato com a ouvidoria do Ministério da Cidadania.

O que fazer para evitar que o auxilio Brasil seja bloqueado?

Manter os cuidados para continuar recebendo o benefício é imprescindível, afinal, essa é a única fonte de renda para muitas famílias. Faz-se necessário, portanto, a identificação de alguns alertas para evitar o bloqueio do auxilio brasil, como:

Manter todos os dados da família no Cadastro Único atualizados, para que o governo saiba que todos estão aptos a receber o auxílio financeiro;
Se enquadrar no limite de renda familiar mensal em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Veja também: Cadastro positivo é bom ou ruim? Entenda o recurso

10 ideias para FAZER RENDA EXTRA no final de semana (Dicas quentes!!!)

Carregando comentários aguarde...
...
...