Quanto gastar com escola dos filhos? Entenda o orçamento

O valor a se pagar por uma escola vai girar em torno de diversos aspectos. Aspectos como a modalidade de ensino é determinante, sendo estes o jardim de infância, fundamental ou ensino médio.

Anúncio


Quanto gastar com escola dos filhos ─ Investir em educação sem dúvidas é o melhor investimento que alguém pode fazer, afinal, conhecimento não tem preço. E quando se trata da educação dos filhos, a escola é uma prioridade. Nesta data (03/03), o Guia o Ex-Negativado lista os valores médios para a educação dos seus filhos.

Quanto gastar com escola dos filhos

Para ter uma média de quanto gastar com a escola dos filhos, os especialistas em educação financeira revelam que o investimento deve ser de aproximadamente 10% a 15% da renda familiar.

O valor a se pagar por uma escola vai girar em torno de diversos aspectos. Aspectos como a modalidade de ensino é determinante, sendo estes o jardim de infância, fundamental ou ensino médio. Geralmente quanto mais se eleva o grau de ensino, mais caro fica.

Diferenciais da escola

Outro ponto importante é sobre os diferenciais da escola. Escolas que investem em ensino com profissionais de qualidade, fazem projetos escolares e contam com uma infraestrutura de excelência serão mais valorizados.

Assim, fica a critério dos pais ou responsáveis analisar todos esses aspectos e fazer comparação de preços. Além disso, ao determinar quanto gastar com escola dos filhos, também é fundamental verificar os custos adicionais que podem vir com cada escola.

Continua depois da publicidade

Por exemplo, uma escola X pode estar mais perto de casa, enquanto a escola Y é mais distante. Porém, a escola Y é mais barata e alguns dos custos adicionais seriam o transporte até lá. Já a escola X é mais cara, entretanto, os custos com transporte seriam menores ou nenhum a depender da distância.

Continua depois da publicidade

Veja também: Educação financeira: dicas para economizar seu salário em 2022

Quanto gastar em material didático

Quanto gastar com escola dos filhos
Quanto gastar com escola dos filhos – Imagem: Canva Pro

Cada escola oferece um material didático básico para estudo: os livros didáticos. Os livros didáticos normalmente são precificados separadamente do custo de matrícula e mensalidade. Assim, consequentemente, os pais ou responsáveis terão esse custo adicional que vem em um pacote escolar.

Por isso, ao procurar por novas escolas, ponha no papel o valor do material didático. Opte por escolas que oferecem materiais de qualidade e preço justo. Mas se tiver a opção de comprar os livros didáticos usados, essa alternativa será a mais econômica.

Quanto gastar em atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são atividades fora da grade curricular de ensino. São atividades que agregam, portanto, experiências e fortalecem o currículo do aluno para quando ingressar na vida profissional.

Essas atividades podem, então, envolver aquilo que o estudante mais se identifica. Alguns exemplos são a dança, teatro, canto, atividades esportivas.

Definir um gasto para as atividades extracurriculares vai depender do tipo de atividade escolhida. Mas o melhor é que muitas dessas podem ser realizadas gratuitamente, como no caso do trabalho voluntário ou ações comunitárias.

Veja também: Viajar para Tailândia custa caro? Entenda o orçamento e gastos

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...