Quanto gasta um ar condicionado ligado 8 horas por dia? Entenda o cálculo

A maioria das pessoas considera o ar condicionado o maior vilão da energia elétrica. Entretanto, quando o consumidor sabe realizar o cálculo de consumo médio, é possível diminuir o valor final da conta de luz.

Anúncio


Quanto gasta um ar condicionado ligado 8 horas por dia ─ Quando o calor chega, o desejo de muitas pessoas é amenizá-lo, e nada melhor do que contar com o ar condicionado. Entretanto, além do preço amargo, ainda é necessário arcar com as contas de luz. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado apresenta qual o consumo do ar condicionado.

Quanto gasta um ar condicionado ligado 8 horas por dia

A maioria das pessoas considera o ar condicionado o maior vilão da energia elétrica. Entretanto, quando o consumidor sabe realizar o cálculo de consumo médio, é possível diminuir o valor final da conta de luz.

Muitos costumam se perguntar: quanto gasta um ar condicionado ligado 8 horas por dia? O aparelho de 12.000 BTU, consome 15 kWh ao mês quando ligado somente uma hora ao dia.

Por outro lado, quando fica ligado por mais tempo no ambiente, ele pode consumir cerca de 100 kWh ao mês. Como uma forma de comparação, tenha em mente o seguinte: uma residência comum brasileira consome, em média, 157 kWh ao mês.

Gastos mensais com um ar condicionado ligado por 8 horas

Hoje, somente 1 kWh é equivalente a R$0,30. Nesse caso, se tiver um aparelho com 10.000 BTUs, e utilizá-lo constantemente por oito horas seguidas, o consumo mensal deve ser calculado da seguinte maneira:

Continua depois da publicidade

336 X 0,30 = R $100,80.

Continua depois da publicidade

Felizmente, os modelos de ar condicionado estão chegando cada vez mais modernos no mercado, com tecnologias que reduzem o consumo de energia. Uma das principais funções é a Inverter, que evita picos durante a utilização do aparelho, diminuindo o valor da conta.

Veja também: MEI consegue cartão de crédito? Entenda as condições e critérios

Como funciona a tecnologia Inverter

Quanto gasta um ar condicionado ligado 8 horas por dia
Quanto gasta um ar condicionado ligado 8 horas por dia – Imagem: Divulgação Canva Pro

A tecnologia Inverter chegou para mudar o cenário do consumo de energia elétrica. Essa tecnologia faz com que o equipamento consuma menos energia, já que ajusta a velocidade e o resfriamento do ambiente.

Quando o equipamento possui essa tecnologia, é possível verificar uma redução na energia entre 40% a 70%. E isso é ótimo para os moradores, principalmente ao comparar com os modelos tradicionais.

Por que comprar equipamentos com o selo Procel A?

Ao comparar com os demais modelos, os equipamentos com o selo Procel A tem melhor desempenho energético. Trata-se das versões mais econômicas, já que passam por avaliações em laboratórios e indicados pelo Procel.

Os equipamentos com essa procedência possuem um selo de identificação, que são concedidas pelo INMETRO. Isso mostra a real eficiência do produto, entregando melhor desempenho e economia aos consumidores.

Além disso, esse selo mostra o consumo em kWh / mês, indicando o valor que o aparelho consumirá durante o período.

Veja também: Carros que fazem 20 km por litro; conheça os modelos econômicos

6 dicas FUNDAMENTAIS de como ECONOMIZAR DINHEIRO no supermercado

Carregando comentários aguarde...
...
...