Entenda como será o funcionamento dos bancos na Semana Santa de 2022

O Banco Central do Brasil e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) costumam emitir anúncios e recomendações para que as instituições financeiras respeitem o que é determinado.

Anúncio


Anualmente, o funcionamento dos bancos na Semana Santa gera dúvidas, por se tratar de um período com um feriado prolongado. Entenda como acontecerá neste ano de 2022.

Essa é uma dúvida comum em todas as semanas que possuem algum dia com feriado, pois muitas vezes há exceções e algumas instituições financeiras adotam horários diferentes.

Mas neste caso, o Banco Central do Brasil e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) costumam emitir anúncios e recomendações para que as instituições financeiras respeitem o que é determinado, já que feriado não é dia útil.

Como será o funcionamento dos bancos na Semana Santa 2022?

A Febraban informa que todos os bancos já estão cientes de como devem agir, respeitando o calendário de operações financeiras do Brasil em 2022.

Funcionamento das instituições financeiras vai acontecer normalmente até quinta-feira, em horário integral no período comercial – até 17h – de forma on-line e presencial.

Continua depois da publicidade

Já na sexta-feira (15), todos os bancos irão fechar. Ficarão abertos somente os caixas eletrônicos estarão disponíveis nas unidades físicas.

Continua depois da publicidade

Já os aplicativos de bancos funcionarão normalmente, inclusive com o uso do Pix liberado para funcionamento durante todo o feriado e também no final de semana.

Lembrando que sempre que ocorre um feriado em data útil, boletos bancários passam a ter data de vencimento para o próximo dia útil, respeitando a regulamentação brasileira.

Ou seja, um boleto com vencimento para 15/04 poderá ser pago na segunda-feira (18/04) sem adição de juros, pois é o próximo dia útil.

Funcionamento dos bancos na Semana Santa 2022: entenda como será
Funcionamento dos bancos na Semana Santa 2022: entenda como será (Foto: Marcello Casal / Ag. Brasil)

E a Bolsa de Valores, como funcionará?

O mesmo ocorre com a B3, que é a Bolsa de Valores do Brasil. Ela funcionará normalmente, em seu horário comercial, até a quinta-feira, e será fechada na sexta-feira.

Em seu próprio site oficial, a Bolsa confirma que não haverá nenhum tipo de negociação, registro, contratação ou movimentação na sexta-feira, dia 15 de abril.

Próxima semana acontecerá a mesma situação

Tanto os bancos, como também a Bolsa de Valores, passarão por situação semelhante na próxima semana, que terá o feriado de Tiradentes.

O feriado nacional acontece no dia 21 de abril, que será na quinta-feira da semana que vem. Nesse dia, nenhuma instituição financeira vai abrir presencialmente, e nem a Bolsa abrirá para negociações.

Porém, engana-se quem acha que a folga será emendada. Na sexta-feira, 22 de abril, todos os serviços retomarão sua normalidade, em horário integral no período comercial.

Veja também: Quer Gastar Menos Gasolina? Veja Os 10 Carros Mais Econômicos Do Brasil

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.
No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!
Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel. No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar:

Carregando comentários aguarde...
...
...