Entenda como será o funcionamento dos bancos na Semana Santa de 2022
O Banco Central do Brasil e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) costumam emitir anúncios e recomendações para que as instituições financeiras respeitem o que é determinado.
Anualmente, o funcionamento dos bancos na Semana Santa gera dúvidas, por se tratar de um período com um feriado prolongado. Entenda como acontecerá neste ano de 2022.
Essa é uma dúvida comum em todas as semanas que possuem algum dia com feriado, pois muitas vezes há exceções e algumas instituições financeiras adotam horários diferentes.
Mas neste caso, o Banco Central do Brasil e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) costumam emitir anúncios e recomendações para que as instituições financeiras respeitem o que é determinado, já que feriado não é dia útil.
Como será o funcionamento dos bancos na Semana Santa 2022?
A Febraban informa que todos os bancos já estão cientes de como devem agir, respeitando o calendário de operações financeiras do Brasil em 2022.
Funcionamento das instituições financeiras vai acontecer normalmente até quinta-feira, em horário integral no período comercial – até 17h – de forma on-line e presencial.
Já na sexta-feira (15), todos os bancos irão fechar. Ficarão abertos somente os caixas eletrônicos estarão disponíveis nas unidades físicas.
Já os aplicativos de bancos funcionarão normalmente, inclusive com o uso do Pix liberado para funcionamento durante todo o feriado e também no final de semana.
Lembrando que sempre que ocorre um feriado em data útil, boletos bancários passam a ter data de vencimento para o próximo dia útil, respeitando a regulamentação brasileira.
Ou seja, um boleto com vencimento para 15/04 poderá ser pago na segunda-feira (18/04) sem adição de juros, pois é o próximo dia útil.
E a Bolsa de Valores, como funcionará?
O mesmo ocorre com a B3, que é a Bolsa de Valores do Brasil. Ela funcionará normalmente, em seu horário comercial, até a quinta-feira, e será fechada na sexta-feira.
Em seu próprio site oficial, a Bolsa confirma que não haverá nenhum tipo de negociação, registro, contratação ou movimentação na sexta-feira, dia 15 de abril.
Próxima semana acontecerá a mesma situação
Tanto os bancos, como também a Bolsa de Valores, passarão por situação semelhante na próxima semana, que terá o feriado de Tiradentes.
O feriado nacional acontece no dia 21 de abril, que será na quinta-feira da semana que vem. Nesse dia, nenhuma instituição financeira vai abrir presencialmente, e nem a Bolsa abrirá para negociações.
Porém, engana-se quem acha que a folga será emendada. Na sexta-feira, 22 de abril, todos os serviços retomarão sua normalidade, em horário integral no período comercial.
Veja também: Quer Gastar Menos Gasolina? Veja Os 10 Carros Mais Econômicos Do Brasil
Comentários estão fechados.