É seguro investir em criptomoedas? Entenda mais sobre os ativos

Recentemente, um golpe de quase R$3 bilhões foi aplicado, e muitos investidores estão com receio de investir no cenário. E, aqueles que já tinham dúvidas anteriores, costumam se perguntar ainda mais: é seguro investir em criptomoedas?

Anúncio


É seguro investir em criptomoedas ─ Mesmo que a compra de Bitcoin seja a mais comum no mercado, muitos têm dúvidas sobre a confiabilidade do investimento, independentemente da moeda digital. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra se o investimento em criptomoedas é confiável.

É seguro investir em criptomoedas?

Recentemente, um golpe de quase R$3 bilhões foi aplicado, e muitos investidores estão com receio de investir no cenário. E, aqueles que já tinham dúvidas anteriores, costumam se perguntar ainda mais: é seguro investir em criptomoedas?

A resposta para essa dúvida é sim. Entretanto, assim como qualquer investimento, é necessário ter alguns cuidados ao investir na área. As blockchains, o principal elo do ecossistema das criptos, são seguras.

Além disso, o golpe foi “pequeno” quando comparado ao tamanho do mercado. Esse mercado é criado a partir de contratos, que nada mais são do que linguagens de programação que podem conter erros.

O que são as criptomoedas?

A princípio, as criptomoedas são uma forma de dinheiro, mas elas só existem no mundo digital. Outro ponto importante para destacar é que elas não são emitidas por nenhum tipo de Governo, como o Real.

Continua depois da publicidade

Entretanto, mesmo que a Bitcoin seja a moeda digital mais conhecida, existe uma imensa variedade delas. Inclusive, o conceito de criptomoeda nasceu antes dela, sendo descrito pela primeira vez em 1998 por Wei Dai.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto vale 1 Lis Criptomoeda? Entenda os valores do ativo

Para que as criptomoedas servem?

É seguro investir em criptomoedas?
É seguro investir em criptomoedas? (Foto: Canva Pro)

Como citado, as criptomoedas são parecidas com o dinheiro físico, ou seja, elas possuem também a mesma finalidade. Existem três principais funções para as moedas digitais:

Como um meio de troca, facilitando o processo de transações;
Servem como uma reserva de valor, preservando o poder de compra futuramente;
Também funcionam como uma unidade na conta, quando os produtos são precificados e o cálculo é realizado em função dela.

Devido a grande volatilidade que ocorre no mercado, a Bitcoin ainda não atingiu o status de unidade de conta.

Quais são os perigos da criptomoeda?

Na maioria dos casos, as criptomoedas rodam em uma rede global, não estando sob o controle de uma empresa ou Banco Central. É claro que os investidores conseguem realizar manutenções, mas não existe nenhum tipo de intermédio durante a transação.

Os tokens mais populares, como é o caso da Bitcoin, possui grandes comunidades de desenvolvedores e empreendedores criando produtos e programas com essa base tecnológica. O mesmo não acontece com outras variedades de moedas digitais.

Por se tratar de uma ferramenta digital, todos os investidores estão sujeitos a sofrer com ataques cibernéticos. Entretanto, quando a carteira está bem configurada, esse risco é mínimo.

Busque por alternativas que ofereçam o máximo de suporte para o investimento, evitando qualquer frustração futuramente. E lembre-se de não fechar negócio com empresas que oferecem enriquecimento milagroso, isso é mais um golpe.

Veja também: Qual o site do Banco Central para saber se tem dinheiro esquecido? Veja aqui

6 dicas FUNDAMENTAIS de como ECONOMIZAR DINHEIRO no supermercado

Carregando comentários aguarde...
...
...