Saiba como a ansiedade afeta sua vida financeira (e o que fazer para vencer)
Os transtornos de ansiedade podem afetar inúmeros âmbitos da nossa vida, inclusive o financeiro
Como a ansiedade afeta sua vida financeira ─ Existem diversos quesitos que atrapalham a vida financeira, e a saúde mental é um dos principais. Apesar de muitos nem notarem, a forma como lidamos com o dinheiro pode ser afetada por esse tipo de transtorno. Nesta data (30/01), o Guia do Ex-Negativado mostra todas as informações sobre o assunto.
Como a ansiedade afeta sua vida financeira
Mas como a ansiedade afeta sua vida financeira? Mesmo que muitas pessoas nem percebam, a saúde mental pode impactar na forma como lidamos com o dinheiro. Nesse caso, os transtornos conseguem complicar o orçamento e, infelizmente, a relação que temos com a renda.
Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver problemas de saúde mental, principalmente quando consideramos os obstáculos do dia a dia. A ansiedade financeira costuma ser desenvolvida em situações de crises. Dentre elas, podemos citar:
- Demissão;
- Investimentos exuberantes;
- Dívidas no histórico financeiro;
- Gastos e despesas excessivas;
- Falta de educação financeira.

Dificuldades encaradas
A ansiedade financeira é um grande problema na vida de qualquer indivíduo. Quando estamos passando por isso, é óbvio, portanto, que algumas dificuldades terão que ser enfrentadas. Dentre as principais, estão:
- Verificar os documentos financeiros;
- Organizar as despesas em planilha;
- Controlar os gastos excessivos;
- Lembrar de pagar alguma dívida;
- Desenvolver um planejamento para o dinheiro;
- Encontrar maneiras de ganhar dinheiro.
Desse modo, podemos perceber que uma pessoa com ansiedade financeira não consegue lidar com os quesitos básicos de finanças. Ou seja, a relação com o dinheiro fica complicada.
Quem desenvolve, então, esse tipo de problema precisa procurar ajuda o quanto antes. Afinal, o quadro pode piorar ao longo do tempo.
Veja também: A saúde financeira pode afetar a saúde mental? Entenda a resposta aqui
Outra complicações trazidas pela ansiedade financeira
Existem inúmeras complicações que podem, portanto, ser trazidas pela ansiedade financeira. Além dos impactos na vida material, a saúde mental também apresenta sintomas. Nesse caso, alguns deles são:
- Mudanças repentinas no humor;
- Insônia e tensão;
- Temperamento explosivo;
- Falta de apetite;
- Preocupação e nervosismo;
- Hábitos ruins e constantes;
- Tristeza e irritabilidade.
Sendo assim, é fundamental procurar ajuda quando esses sintomas aparecem no dia a dia. Atualmente, existem muitas maneiras de falar com um profissional, inclusive por meio da Internet.
Vale destacar que muitas pessoas continuam levando essa vida porque não conversam com ninguém.
É importante ter o hábito de conversar sobre finanças, mesmo que não seja com um profissional.
Veja também: 5 doenças que mais afastam do trabalho: Conheça quais são
RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA
A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina. Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.
Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.
Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!



Comentários estão fechados.