Como obter certificado digital Receita Federal? Entenda o passo a passo

Em 1997, a Receita Federal passou por mudanças significativas. Afinal, foi nessa época que deu-se o início da transmissão da declaração através da internet.

Anúncio


Ponta Grossa, 19 de março de 2022 ─ Como obter certificado digital Receita Federal ─ Essa mudança proporcionou às pessoas a possibilidade de obter o certificado digitalmente, sem a necessidade de sair de casa! Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra mais informações sobre a identidade eletrônica.

Como obter certificado digital Receita Federal

Em 1997, a Receita Federal passou por mudanças significativas. Afinal, foi nessa época que deu-se o início da transmissão da declaração através da internet. E, mesmo que essa mudança seja eficaz para os contribuintes, muitos têm dúvidas de como realizá-la.

Para descobrir como obter certificado digital Receita Federal, os contribuintes devem atestar a credibilidade da Autoridade Certificadora. Durante essa etapa, também é necessário verificar se o certificado pertence à rede da ICP-Brasil.

Assim que o contribuinte escolher a certificadora, o próximo passo é acessar a página oficial da empresa e escolher o tipo de certificado digital que deseja. É comum que o prazo de validade seja de 1 a 3 anos.

Veja também: Receita Federal pode penhorar bens? Entenda as dívidas

Continua depois da publicidade

Preços

Como obter certificado digital Receita Federal
Como obter certificado digital Receita Federal – Imagem: Canva Pro

Como citado anteriormente, a maioria das ACs possui prazo de validade de 1 a 3 anos. A Certisign, por exemplo, possui o CPF na versão eletrônica que garante a autenticidade das pessoas físicas em todas as transações. Neste caso, o valor será de R$110,00/ano.

Continua depois da publicidade

Este valor também será cobrado em outras empresas, como a Serasa Experian. As pessoas que quiserem o e-CPF, com o prazo de validade de 3 anos, devem pagar R $365,00, incluindo o token, o sistema responsável pela autenticação do certificado.

As pessoas também podem encontrar a versão do A3 no Serasa, com o preço a partir de R $170,00. Por outro lado, na Serpro, para obter o mesmo certificado, os consumidores desembolsam R$125,00.

Passo a passo

De acordo com o gov.br, o Certificado Digital é um documento eletrônico que permite a troca segura de informações. Para obter as certificações digitais da Receita Federal, os contribuintes devem seguir um passo a passo simples e rápido.

Primeiramente, acesse a página oficial da Receita Federal. Nela é possível encontrar todas as informações sobre os certificados.

O próximo passo é seguir o link que possui o seguinte comando “e-CPF Certificados Digitais”.

Os órgãos responsáveis pela emissão dos certificados são: Serpro, Serasa e Certisign. Vale ressaltar que eles possuem informações sobre o e-CPF e o e-CNPJ.

Por outro lado, nas páginas das próprias autoridades, os contribuintes têm acesso aos seguintes dados: endereço de atendimento, custos referentes aos certificados, entre outros.

Assim que escolher a autoridade responsável pela certificação, o próximo passo é fazer a sua assinatura eletrônica.

Vale ressaltar que os contribuintes devem realizar a instalação do certificado digital, assim como toda a cadeia de confiança, no próprio computador. É importante reforçar que os certificados estarão disponíveis na página da própria autoridade.

Veja também: Aplicativo do Serasa é seguro? Entenda os recursos e ferramentas

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...