Empréstimo consignado não autorizado pelo consumidor; o que fazer?

Saiba o que fazer no caso de receber um empréstimo consignado sem ter autorizado

Anúncio


Empréstimo Consignado não autorizado pelo consumidor ─ Os golpes que envolvem o campo financeiro são bastante perigosos, sendo os mais recorrentes atualmente. Essas fraudes são ainda mais comuns quando referem-se a falsos empréstimos e linhas de crédito em geral. Nesta data (23/02), o Guia do Ex-Negativado explica o que fazer nessa situação.

Empréstimo Consignado não autorizado pelo consumidor

O empréstimo consignado não autorizado pelo consumidor ocorre quando uma pessoa má intencionada consegue acessar os dados de um bom cliente. Com as informações pessoais em mãos, fica mais fácil solicitar créditos ou cobrar pagamentos da vítima em questão.

Com o golpe aplicado, o consumidor passa a pagar as parcelas do crédito não autorizado, sem saber dessas cobranças em seu nome. Dessa forma, até que se identifique o problema, vão aparecendo diversos problemas financeiros e registros no histórico do cliente.

Como identificar um empréstimo não autorizado

No caso de um empréstimo consignado para aposentados e pensionista, a verificação pode ser feita através das ferramentas do Meu INSS. Dentro das plataformas, existe a possibilidade de acessar os extratos e todos os detalhes sobre os recursos disponíveis.

Caso exista um empréstimo não autorizado, esse problema irá aparecer no sistema do INSS, fazendo com que a identificação seja mais fácil. Para quem é servidor público, a análise pode ser feita por meio dos holerites.

Continua depois da publicidade

Veja também: Onde posso conseguir um empréstimo fácil? Entenda as opções

Continua depois da publicidade

Como registrar um empréstimo consignado não autorizado

Empréstimo Consignado não autorizado pelo consumidor
Empréstimo Consignado não autorizado pelo consumidor (Foto: Freepik)

Depois de verificar a presença desse crédito não autorizado, o cliente pode buscar o suporte do INSS. Caso a ocorrência seja comprovada, o consumidor afetado pelo golpe pode recorrer ao ressarcimento das quantias pagas.

Para fazer o devido contato e explicar a situação, o cliente pode aproveitar as ferramentas da Ouvidoria do INSS, sendo por meio do portal oficial ou do canal 153. Vale destacar que, a partir da identificação do problema, esse contato deve ser imediato.

Como evitar golpes de empréstimo consignado não autorizado

Existem diversas dicas que podem ser aplicadas para evitar golpes relacionados a empréstimos consignados. Primeiramente, é fundamental manter as informações pessoais privadas, fornecendo-as somente para canais autorizados e que garantem a total privacidade do consumidor.

Para isso, os interessados podem fazer a verificação do site ou empresa solicitando no Reclame Aqui, que expõe relatos e problemas reais dentro da plataforma, bem como adicionar a reputação da marca.

Outra dica é evitar os cliques em links enviados no WhatsApp ou no app de mensagens do seu celular. Nenhuma financeira costuma oferecer seus produtos através desses canais e, por conta disso, deve-se verificar as origens desse link antes de mais nada.

Veja também: Confira os empréstimos no cartão de crédito e suas vantagens

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Carregando comentários aguarde...
...
...