Como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome ou familiares; entenda

Entenda como é o processo

Anúncio


É possível conseguir cidadania italiana pelo sobrenome ou por meio de familiares, mesmo que distantes, no Brasil. O processo, de fato, é burocrático e pode ser bastante demorado diante da legislação nacional para esse tipo de procedimento, ou mais rápido caso seja feito diretamente na Itália. Explicaremos detalhadamente hoje (23/02).

Quais brasileiros têm direito a se tornar cidadãos italianos?

Antes de mais nada, é necessário entender o que a Constituição Italiana diz a respeito de nativos de outros países que estejam requerendo cidadania para se tornarem também cidadãos italianos.

Nas leis que regem a Itália, a transmissão da cidadania italiana é regida pelo direito de sangue.

Isto é, a Constituição da Itália determina que filhos de italiano, mesmo sem sobrenome ou nascidos fora do país, são cidadãos italianos desde nascimento.

No caso dos brasileiros, mesmo não sendo filho de italiano é possível fazer este requerimento, basta comprovar a transmissão de sangue por meio de certidões de nascimento, casamento e óbito. Não há limite de gerações.

Continua depois da publicidade

Já quanto à Constituição Brasileira, é permitido que qualquer cidadão requeira uma segunda cidadania, portanto, passando a ter dupla cidadania.

Continua depois da publicidade
como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome
Como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome ou familiares: entenda (Foto: Canva Pro)

Como conseguir cidadania italiana pelo sobrenome ou por familiares?

Novamente destacando, é necessário comprovar a transmissão do sangue italiano com base em documentos.

É necessário ter em mãos as certidões de nascimento, de casamento e de óbito são imprescindíveis desde o ascendente italiano até o requerente em questão.

Ou seja, se a solicitação for feita com base no bisavô italiano, são necessário os documentos do próprio bisavô, do avô ou avó, do pai ou mãe e do próprio requerente.

A certidão italiana pode ser Nascista, de nascimento, ou Battesismo, de batismo.

Onde iniciar o processo de solicitação da cidadania italiana no Brasil?

Em solo brasileiro, o processo para obter cidadania italiana é feito através de algum dos Consulados Italianos presentes no país.

O custo é de 300 euros, mas os maiores valores estão na preparação das certidões e montagem para o processo de cidadania. No total, estima-se algo em torno de R$ 10 mil. O processo demora entre 6 a 12 anos.

É possível pedir cidadania italiana na Itália?

Sim, um brasileiro descendente de italiano pode solicitar sua cidadania em qualquer prefeitura de alguma cidade da Itália, desde que tenha pelo menos 18 anos.

Nesse caso, os custos tendem a ser de R$ 30 mil quando inclui-se todos os custos de preparação e montagem da documentação nos dois países, tradução de documentos, passagens aéreas, alojamento e assistência profissional italiana.

Nesse caso, demora aproximadamente 90 dias.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto. Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro. Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas. No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...