Vale a pena ter um cartão de crédito se você quer economizar? Confira agora mesmo dicas fundamentais

Cartão de crédito é uma ferramenta útil e pode ser benéfica para as finanças

O cartão de crédito se tornou o meio de pagamento preferido entre os brasileiros. Não à toa ele tem sido cada vez mais utilizado. Mas será mesmo se vale a pena ter um cartão de crédito se você quer economizar? Sobre o assunto, o Blog Guia do Ex-Negativado do Folha Go preparou nessa quinta-feira (21/10) alguns tópicos que vão te nortear para a resposta dessa pergunta.

É indiscutível a praticidade e facilidade que o cartão de crédito nos oferece no dia a dia. Porém, é preciso entender bem que ter crédito não é o mesmo que ter dinheiro. Afinal de contas, a fatura deverá ser paga com grana de verdade.

Vale a pena ter um cartão de crédito se você quer economizar?

Se você chegou até aqui, certamente está buscando alternativas para economizar o seu dinheiro e ter uma vida mais tranquila e confortável.

No entanto, uma pergunta tanto para quem já possui, quanto para quem está pensando em adquirir um novo é: será mesmo se vale a pena ter um cartão de crédito se você quer economizar? Pois bem, nós te dizemos que sim, vale a pena!

O cartão de crédito auxilia e torna tudo mais simples, sem falar nos benefícios como cashback e condições de parcelamento sem tarifas ou cobranças de juros.

Entretanto, o cartão de crédito só vale a pena quando utilizado de forma consciente e responsável. Se você gasta mais do que recebe, o cartão vai ser um verdadeiro vilão para suas finanças; ao invés de te ajudar, vai te levar ao endividamento.

Assim sendo, confira dicas importantes para você que quer ter um cartão de crédito e economizar.

Leia também: Como economizar dinheiro em 2021: confira dicas para não entrar o ano novo no vermelho

Escolha um cartão de crédito sem anuidade

Vale a pena ter um cartão de crédito se você quer economizar? Confira agora mesmo dicas
Vale a pena ter um cartão de crédito se você quer economizar? Confira agora mesmo dicas – Imagem: Canva Pro

A escolha do cartão é super importante e deve ser feita de acordo com o seu perfil. Opte por uma opção que não cobre anuidade e que ofereça alguns serviços gratuitos, como saques, mesmo que em poucas quantidades.

Cartão com cashback, programas de milhas ou de fidelidade é super interessante, pois você tem algum tipo de retorno com a utilização.

Não use o cartão de crédito para pagar contas

A lógica aqui é que a conta precisa ser paga, com o cartão você só vai postergar o pagamento. Então, não use o cartão para pagar os parcelar contas obrigatórias, como água e luz, por exemplo.

Deixe o dinheiro desse tipo de conta separado e pague sem atraso.

Pague a fatura total

Evite parcelamento de faturas e pagamentos atrasados, pois você terá que desembolsar mais grana. Para honrar com o pagamento da fatura, reduza gastos desnecessários e fúteis, coloque o vencimento para um dia após receber o seu salário e concentre as compras em um único cartão.

Lembre-se que tanto para o uso correto do cartão de crédito, quanto para economizar é preciso viver e usar o dinheiro de acordo com a sua realidade.

Leia também: Conheça os princípios da Educação Financeira: um jeito simples de mudar de vida e usar bem o dinheiro

GANHAR DINHEIRO NA INTERNET: Kwai dá R$ 200 POR SEMANA para quem busca renda extra

Quem busca renda extra na Internet, pode encontrar nos aplicativos uma boa saída. E nesse sentido, um app que vem ganhando cada vez mais espaço, é o Kwai, aplicativo móvel de compartilhamento de vídeos.

Com sua sede em Pequim, na China, a empresa existe desde 2011. No entanto, foi neste ano de 2021que estourou aqui no país.

Considerado como um dos aplicativos de maior sucesso do momento, o Kwai é o maior rival do TikTok, no mercado de plataformas de vídeos curtos e recompensas em dinheiro.

O Guia do Ex-Negativado não tem ligação com bancos ou qualquer outra instituição financeira do mercado. Nosso objetivo neste espaço é o de, unicamente, levar aos nossos leitores informações confiáveis no contexto da relação humana com o dinheiro e da cidadania. Em sendo assim, tópicos como finanças pessoais, oportunidades de mercado, direitos e deveres do consumidor estarão presentes permeando nosso conteúdo. Acreditamos que seja sim possível ajudar no processo de desenvolvimento da educação financeira, e, por conseguinte, na construção de um espírito crítico do cidadão. No entanto, vale também a ressalva, de que nada publicado neste Blog constitui em uma recomendação pessoal de investimento. Caberá, desse modo, a quem deseja investir, tomar suas próprias decisões em relação às estratégias financeiras a serem adotadas em sua vida pessoal e profissional. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco: E-mail: contato@guiadoexnegativado.com.br Telefone: (31) 3500-2894
Comentários
Loading...