Consequências do nome sujo; entenda o que pode acontecer

Enfrentar as consequências do nome sujo é uma verdadeira dor de cabeça para brasileiros financeiramente negativados.

Anúncio


Ponta Grossa, 15 de março de 2022 ─ As consequências do nome sujo podem trazer sérios problemas na vida de alguém. Além disso, estar negativado é um verdadeiro empecilho na vida financeira, e infelizmente é a realidade de milhares de brasileiros. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado traz as informações.

Consequências do nome sujo

Enfrentar as consequências do nome sujo é uma verdadeira dor de cabeça para brasileiros financeiramente negativados. Porém, nem todos conhecem os problemas atrelados ao nome sujo na praça.

Nesse sentido, a inadimplência pode trazer ainda mais prejuízos ao devedor, que geralmente não associa o CPF negativado a outros fatores em sua vida. As complicações do nome sujo podem implicar ainda mais em outros aspectos financeiros, além do emocional.

Veja também: Nome sujo consegue FIES? Entenda mais sobre as restrições

Dificuldade na liberação de crédito

Consequências do nome sujo
Consequências do nome sujo – Foto: Canva

De acordo com o Serasa Experian, quando o consumidor precisa de algum recurso de crédito, seja um empréstimo consignado, pessoal ou cheque especial, é necessário uma avaliação. Essa avaliação, contudo, será a aprovação ou não da instituição financeira para a liberação do crédito.

Continua depois da publicidade

Contudo, quem tem o nome sujo terá menos chances de aprovação, uma vez que, instituições financeiras prezam por clientes que possuam suas contas em dia. Assim, caso um indivíduo com o CPF negativado precise de um empréstimo, não será fácil ter crédito liberado.

Continua depois da publicidade

Dificuldade em compras ou aluguel de imóveis

Se a meta é comprar ou alugar uma casa ou apartamento, com o nome sujo esse alcance pode se distanciar. Isso porque uma das principais consequências do nome sujo é conseguir financiar imóveis.

E o problema se expande caso o nome sujo vá para no Serasa ou SPC – instituições de proteção de crédito. Como o CPF é consultado pela locadora ou imobiliária nos bancos de dados da protetora de rádio, a liberação para uma possível compra financiada ou aluguel de casas e apartamentos fica em risco de rejeição.

Dificuldade na compra ou aluguel de veículos

Como acontece na compra ou aluguel de imóveis, há também muita dificuldade para negativados alugar ou comprar veículos. A maioria das locadoras de automóveis e concessionárias na hora das negociações avaliam a situação financeira do cliente.

Caso o nome esteja sujo, pode ser difícil financiar um carro, por exemplo. Entretanto, vai depender muito da locadora ou concessionária, já que os processos burocráticos são menos dificultosos do que com imóveis.

Dificuldade de ser contratado

Legalmente, uma empresa não pode recusar um candidato a vaga de emprego por estar negativado. Todavia, a consulta do CPF nas instituições protetoras de créditos poderá ser feita pelo contratante, e rejeitar a passagem do cidadão para o seu quadro de funcionários.

Veja também: CPF não localizado na base de dados no INSS? Veja como resolver

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...