Fatura de cartão pode ser comprovante de residência? Entenda aqui

Em uma lista de documentos necessários para a matrícula nas universidades, por exemplo, divulgada pelo Guia do Estudante, consta a necessidade do comprovante de residência.

Anúncio


Ponta Grossa, 17 de março de 2022 – Fatura de cartão pode ser comprovante de residência? – O comprovante de residência é um documento requerido em diversas finalidades. Assim, a dúvida sobre o que pode servir como comprovação não é incomum. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado responde se a fatura de cartão tem essa função.

Fatura de cartão pode ser comprovante de residência?

Ao ser requisitado o comprovante de residência, muitas pessoas já tiveram a seguinte dúvida: fatura de cartão pode ser comprovante de residência? Seja para abrir uma conta bancária, comprar ou alugar um carro ou imóvel, ou algum tipo de cadastro, ele é necessário.

Em uma lista de documentos necessários para a matrícula nas universidades, por exemplo, divulgada pelo Guia do Estudante, consta a necessidade do comprovante de residência.

O comprovante de residência é, então, um documento em papel (ou digital) que ateste que alguém tem uma moradia fixa. Isso, portanto, pode evitar problemas com o nome da pessoa, como os golpes e fraudes.

Por outro lado, é um documento versátil, já que contas de água, energia, e até mesmo a fatura do cartão de crédito podem servir como comprovante de residência.

Continua depois da publicidade

Para que a fatura do cartão sirva como comprovação de residência, o solicitado precisa ter apresentado na fatura o seu nome completo e endereço de residência.

Continua depois da publicidade

Veja também: Cartão Carrefour não aumenta limite; entenda o que fazer

Como saber se o comprovante de residência está válido?

Fatura de cartão pode ser comprovante de residência?
Fatura de cartão pode ser comprovante de residência? – Imagem: Pixabay

Nem todos os documentos que comprovem residência estarão válidos a depender da finalidade. Isto ocorre para que haja segurança e confiabilidade no documento.

Quando requisitado, geralmente é necessário que o comprovante de residência seja recente, com no máximo 3 meses de emissão. Afinal, uma pessoa pode deixar de residir em um local a qualquer momento. Porém, há casos em que ele necessita ter emissão de no máximo 30 dias.

Outro fator importante, é, portanto, que o documento precisa estar no nome do indivíduo requisitado, na maioria das vezes. Ou de um responsável, caso o pedido seja para um menor.

Como fazer uma declaração de residência?

Quando o caso envolve ainda não ter um comprovante de residência, o cidadão pode tirar uma declaração de residência. Para fazer isso, o documento precisa conter o nome completo e CPF do solicitado, além de outros dados do cidadão e informações, como:

  • Nacionalidade;
  • Estado civil;
  • Número do RG;
  • Rua da residência, acompanhado do seu número, bairro, município e estado, respectivamente.

No mais, ter a assinatura do solicitado no documento é, então, imprescindível. Contudo, sendo dispensado em alguns casos, também poderá haver a necessidade de reconhecimento em cartório.

Veja também: Fatura parcelada do Nubank garante juros mais baixos que o rotativo

O CASO DA MARMITA, o negócio de GANHAR DINHEIRO NA INTERNET e as METAS 2022

Carregando comentários aguarde...
...
...