Quando a dívida caduca o score pode aumentar? Entenda de vez o assunto

Dívida caduca ou prescita tem um prazo limite para ser cobrada judicialmente

Anúncio


Dívida caduca – Deixar a dívida caducar ou prescrever é uma prática muito comum no Brasil. No entanto, esse tema desperta muitas dúvidas como: quando uma dívida caduca o score pode aumentar novamente?Então,  é sobre isso e outros detalhes que falaremos hoje (02/02) no Blog Guia do Ex-Negativado.

O que é dívida caduca?

A dívida “caduca” ou prescrita nada mais que uma pendência financeira com mais de cinco anos. Então, após esse período, o mercado não conseguirá detectá-la nos órgãos de proteção ao crédito como a Serasa.

No entanto, os credores ainda têm acesso às informações e podem continuar cobrando a dívida em aberto.

Além disso, mesmo após cinco anos, o consumidor inadimplente pode negociar e pagar a dívida.

Quando a dívida caduca o score pode aumentar Descubra
Quando a dívida caduca o score pode aumentar? Descubra. Foto: Unsplash

Como funciona o score de crédito para quem tem dívida caduca

Não há diferença na evolução do score de crédito para quem tem uma dívida caduca. No entanto, é importante entender como ele funciona.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, o score representa uma pontuação do seu histórico de consumidor ao longo do tempo.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, ele será impactado positivamente quando você paga todas as contas em dia, como a fatura do cartão de crédito e todas as demais que envolvam o seu CPF 

Para consultar sua pontuação de crédito gratuitamente, basta se cadastrar no site da Serasa e acessar a plataforma onde você pode visualizar sua pontuação e outros dados.

A Serasa classifica as pontuações da seguinte forma:

  • 0 a 100: é difícil obter crédito;
  • 251 a 550: consegue boas condições de crédito;
  • 551 a 1000: tem acesso a condições especiais de crédito.

Como você pode ver, quanto maior a pontuação, melhor o crédito disponível no mercado.

Além disso, pode ocorrer a alteração dessa pontuação a qualquer momento, pois ela está vinculada ao comportamento do consumidor em um determinado período.

Afinal, quando a dívida caduca o score pode aumentar?

Como mencionado anteriormente, após cinco de anos de dívida ela “desaparece” dos registros dos orgãos de proteção ao crédito. Isso quer dizer, que o os orgãos de proteção ao crédito como a Serasa, analisará novamente o comportamento do consumidor que poderá futuramente voltar a ter acesso a crédito.

Dessa forma, se você mantiver suas finanças em dia e começar a registrar um histórico de “bom pagador”, sua pontuação subirá e o seu score aumentará gradativamente.

Uma dívida caduca pode ser cobrada judicialmente?

Após cinco anos, a justiça não pode mais cobrar uma dívida. No entanto, é comum que as cobranças via telefone , e-mail e cartas continuem, mesmo após a prescrição.

Po fim, agora que você já sabe a relação entre o score e a dívida caduca, veja também um vídeo sobre negociação de dívidas. Confira abaixo!

Educação Financeira e a NEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS: Pago ou deixo rolar?!

A pergunta do título é feita por muita gente que está endividada e com o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, após um determinado prazo decorrido da contração de uma dívida, o nome do consumidor deve ser retirado do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Então, entenda mais sobre o assunto no vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...