Quando a dívida caduca o score pode aumentar? Entenda de vez o assunto
Dívida caduca ou prescita tem um prazo limite para ser cobrada judicialmente
Dívida caduca – Deixar a dívida caducar ou prescrever é uma prática muito comum no Brasil. No entanto, esse tema desperta muitas dúvidas como: quando uma dívida caduca o score pode aumentar novamente?Então, é sobre isso e outros detalhes que falaremos hoje (02/02) no Blog Guia do Ex-Negativado.
O que é dívida caduca?
A dívida “caduca” ou prescrita nada mais que uma pendência financeira com mais de cinco anos. Então, após esse período, o mercado não conseguirá detectá-la nos órgãos de proteção ao crédito como a Serasa.
No entanto, os credores ainda têm acesso às informações e podem continuar cobrando a dívida em aberto.
Além disso, mesmo após cinco anos, o consumidor inadimplente pode negociar e pagar a dívida.
Como funciona o score de crédito para quem tem dívida caduca
Não há diferença na evolução do score de crédito para quem tem uma dívida caduca. No entanto, é importante entender como ele funciona.
Nesse sentido, o score representa uma pontuação do seu histórico de consumidor ao longo do tempo.
Sendo assim, ele será impactado positivamente quando você paga todas as contas em dia, como a fatura do cartão de crédito e todas as demais que envolvam o seu CPF
Para consultar sua pontuação de crédito gratuitamente, basta se cadastrar no site da Serasa e acessar a plataforma onde você pode visualizar sua pontuação e outros dados.
A Serasa classifica as pontuações da seguinte forma:
- 0 a 100: é difícil obter crédito;
- 251 a 550: consegue boas condições de crédito;
- 551 a 1000: tem acesso a condições especiais de crédito.
Como você pode ver, quanto maior a pontuação, melhor o crédito disponível no mercado.
Além disso, pode ocorrer a alteração dessa pontuação a qualquer momento, pois ela está vinculada ao comportamento do consumidor em um determinado período.
Afinal, quando a dívida caduca o score pode aumentar?
Como mencionado anteriormente, após cinco de anos de dívida ela “desaparece” dos registros dos orgãos de proteção ao crédito. Isso quer dizer, que o os orgãos de proteção ao crédito como a Serasa, analisará novamente o comportamento do consumidor que poderá futuramente voltar a ter acesso a crédito.
Dessa forma, se você mantiver suas finanças em dia e começar a registrar um histórico de “bom pagador”, sua pontuação subirá e o seu score aumentará gradativamente.
Uma dívida caduca pode ser cobrada judicialmente?
Após cinco anos, a justiça não pode mais cobrar uma dívida. No entanto, é comum que as cobranças via telefone , e-mail e cartas continuem, mesmo após a prescrição.
Po fim, agora que você já sabe a relação entre o score e a dívida caduca, veja também um vídeo sobre negociação de dívidas. Confira abaixo!
Educação Financeira e a NEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS: Pago ou deixo rolar?!
A pergunta do título é feita por muita gente que está endividada e com o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, após um determinado prazo decorrido da contração de uma dívida, o nome do consumidor deve ser retirado do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. Então, entenda mais sobre o assunto no vídeo!
Comentários estão fechados.