Quais profissões podem ser MEI? Entenda as possibilidades

Para saber se sua profissão é autorizada na qualidade de Microempreendedor Individual, você deve pesquisar pela lista do CNAE.

Anúncio


Quais profissões podem ser MEI ─ Um dos aspectos mais vantajosos de se tornar MEI, além da economia tributária e burocrática, está na diversidade de ocupações autorizadas, conforme lista do CNAE. Nesta data (11/03), o Guia do Ex-Negativado te apresenta as profissões que podem ser MEI (Microempreendedor Individual).

Quais profissões posso exercer como MEI?

Para saber se sua profissão é autorizada na qualidade de Microempreendedor Individual, você deve pesquisar pela lista do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que estará disponível para seleção, durante o cadastro do MEI.

Existem aproximadamente 466 ocupações disponíveis para o MEI e catalogadas pelo CNAE, o que por si só, é um leque absurdamente extenso de profissões que o novo Microempreendedor pode realizar. Vejamos alguns dos exemplos mais comuns:

Artesão

Se você possui dotes artísticos e deseja viver da sua arte, saiba que existem diversas ocupações de Artesão para o MEI. Seja o Artesão de Cerâmica, Gesso, Madeira ou mesmo de Metais Preciosos e Bijuterias, a lista é bastante extensa e certamente irá abarcar diversos artesãos que desejam exercer sua profissão, e ainda ganhar um bom dinheiro com isso.

Veja também: MEI atrasado 2 anos; entenda como regularizar e parcelamentos

Continua depois da publicidade

Comerciante/Fabricante

Quais profissões posso exercer como MEI?
Quais profissões posso exercer como MEI? – Foto: Canva

O Comércio, por si só, é um espaço incrivelmente amplo para quem deseja exercer ganhar lucro por meio de sua profissão. E que melhor forma de explorar isso do que se tornar um comerciante, ou seja, aquele que realiza a compra e venda de produtos, ou mesmo o fabricante desses produtos.

O Comerciante/Fabricante pode atuar nos mais diversos segmentos, como artigos de cama, mesa e banho, artigos esportivos e de viagem. O ramo alimentício também é bastante rentável e procurado e o comerciante/fabricante MEI pode vender/produzir bebidas e alimentos, seja em mercados ou padarias, ou até mesmo produtos voltados para animais de estimação. As opções são inúmeras!

Editor

Para quem tem o dom da escrita (e da digitação) e deseja trabalhar em áreas voltadas para jornalismo, produção de conteúdo ou a literatura, saiba que existem diversas opções como Editor para quem é MEI. Desde o Editor de Jornais Diários, até Livros, Revistas, Vídeos e até mesmo Lista de dados e de outras informações.

Reparador

Outro ramo de muita procura está na parte de reparação. Sejam eletrodomésticos, maquinário, veículos e tudo o mais, sempre é necessário pessoas com conhecimento técnico para consertar aparelhos defeituosos. E quem tiver interesse na área, existe uma gama extensa de ofícios para MEI como Reparador.

Escolha sua profissão!

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas trouxe um rol complexo com todas as profissões que são admitidas para quem deseja se tornar um MEI. Por isso, quando for pensar em criar um MEI, pense previamente na área em que irá direcionar o seu negócio e dê uma boa olhada na lista do CNAE para escolher a profissão correta.

Veja também: Nunca paguei o MEI e quero cancelar; entenda o que fazer

Como DIMINUIR O VALOR DA FATURA do seu cartão de crédito SEM GASTAR SEU DINHEIRO

Carregando comentários aguarde...
...
...