Quanto gasta de energia um ar condicionado? Entenda o cálculo

O Brasil é um país de clima tropical e isso implica em altas temperaturas na maior parte do ano.

Anúncio


Ponta Grossa, 18 de março de 2022 ─ Quanto gasta de energia um ar condicionado ─ O calor excessivo na maior parte do ano traz a ideia de considerar instalar um ar condicionado, que a princípio não é caro. No entanto, a conta de energia no final do mês pode surpreender. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado compartilha os cálculos.

Quanto gasta de energia um ar condicionado

O Brasil é um país de clima tropical e isso implica em altas temperaturas na maior parte do ano. O que faz muitas pessoas considerarem a ideai de instalar um ar condicionado em casa. No entanto, mesmo o preço inicial sendo acessível o que pode pegar o consumidor desprevenido é o consumo e o valor total da taxa de energia.

Para que isso não ocorra, é importante saber quanto que o consumo de energia elétrica irá aumentar a partir da instalação e uso de um ar condicionado.

1- Gasto de energia com ar condicionado

De acordo com o site da UOL, o que o ar condicionado consume é similar aos gastos com chuveiro elétrico, no entanto, fica ligado por muito mais tempo. Para se ter uma ideia, um aparelho consome em média 25 kWh por mês, se ficar ligado durante apenas uma hora por dia.

Se o tempo de funcionamento do ar condicionado ligado aumentar para quatro horas diárias, irá consumir cerca de 100 kWh durante apenas um mês. Segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, uma residência consome cerca de 157,9 kWh por mês.

Continua depois da publicidade

Seguindo esse calculo, durante um mês, o aparelho ligado todos os dias, por quatro horas em média irá consumir em torno de 63% do total do mês. Felizmente, é possível reduzir o consumo com alguns cuidados básicos.

Continua depois da publicidade

Veja também: Quanto custa um quilowatt de energia? Entenda os valores

2- Manutenção

Quanto gasta de energia um ar condicionado
Quanto gasta de energia um ar condicionado – Imagem: Divulgação Canva Pro

O primeiro passo para que se consiga a redução do consumo de energia traves do ar condicionado, é garantir seu bom funcionamento. Para isto, é necessário que a manutenção esteja em dias. A limpeza dos filtros e das saídas de ar ira diminuir o esforço do aparelho. Evitar incidência de luz solar direta também irá ajudar.

Além dessa manutenção básica, é interessante que um técnico qualificado faça uma revisão semestral, principalmente próximo ao verão, quando terá uso de forma mais constante e em um período muito quente.

3- Monitore o ambiente

O ar condicionado trabalha conforme a necessidade do ambiente, assim, para reduzir o consumo de energia, reduza a troca de calor do ambiente interno/externo. Quando estiver ligado, mantenha janelas e portas fechadas.

Desligar o aparelho quando o ambiente esfriar também não é uma solução, visto que gasta muito mais energia para esfriar do que manter frio o ambiente. Valerá a pena, se o período for muito grande, mas uma hora ou duas, não irá ajudar.

4- Escolha do aparelho

Há uma tecnologia chamada “inverter”, ela faz o aparelho consumir menos, pois a velocidade do compressor e a demanda de resfriamento são ajustadas. Aparelhos com essa tecnologia custam mais caros, no entanto, o consumo de energia pode ter redução em até 40%.

A instalação e uso de um aparelho ar condicionado pode ficar mais caro do que o previsto. No entanto, há medidas que podem ser tomadas para que isso seja amenizado.

Veja também: Aparelho recondicionado Apple: vale a pena? Entenda aqui

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...