Como se inscrever no Bolsa Aluguel? Veja tipos e como se cadastrar

Benefício se volta às famílias afetadas por desastres naturais ou em situação de risco

Anúncio


Você sabia que famílias de baixa renda em situação vulnerável tem direito a um auxílio para fins de moradia? Conheça hoje, 31 de janeiro, como se inscrever no Bolsa Aluguel e como ele funciona.

Com as tragédias que ocorreram na Bahia, Minas Gerais e, agora, no estado de São Paulo pelo alto volume de chuvas, esse tipo de assistência se tornou crucial.

Afinal, são centenas de famílias que perderam suas moradias. Ou, então, que se encontram em áreas de risco de desabamento e outros tipos de tragédias.

O que é o Bolsa Aluguel federal?

Esse é um benefício do governo federal. Baseia-se em uma previsão de lei que existe desde 1993 e que busca proteger o direito à moradia.

Ele se volta, então, às famílias de baixa renda que perderam sua moradia em razão de desastres naturais. Ou, então, que estão em locais que apresentam risco à integridade.

Continua depois da publicidade

Quem tem direito  a se inscrever no Bolsa Aluguel?

Têm direito ao benefício as famílias que se enquadrarem nos seguintes requisitos:

Continua depois da publicidade
  • Cadastro atualizado no Cadastro Único do governo federal;
  • Inscrição no Auxílio Brasil;
  • Cadastro no Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Condições financeiras e sociais insuficientes (famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza);
  • Acidente residencial envolvendo catástrofes naturais ou necessidade de sair de suas casas que estão em área de risco.

Então, como se inscrever no Bolsa Aluguel?

As famílias que estiverem em situação de risco ou tenham perdido suas casas em razão de desastre natural devem procurar a prefeitura municipal para requerer o auxílio.

Aliás, o pagamento do benefício ocorre até que a família consiga obter condições melhores de renda ou se enquadre no programa Casa Verde e Amarela.

Como se inscrever no Bolsa Aluguel
Como se inscrever no Bolsa Aluguel? Veja tipos e como se cadastrar – Foto: Canva

Auxílio aluguel municipal

Ainda, cabe ressaltar que muitos municípios brasileiros possuem seus próprios programas de auxílio com moradia. Eles, novamente, voltam-se a quem está em situação de risco ou perdeu a moradia por desastre natural.

Nesse caso, por se tratar de programa municipal, as regras variam. Portanto, para saber se a prefeitura local possui um projeto nesse sentido, é necessário contatá-la.

Igualmente, conhecer as regras para se inscrever no Bolsa Aluguel local. Assim, siga as instruções e requeira o benefício.

RESERVA DE EMERGÊNCIA (PÉ-DE-MEIA): como fazer e qual valor guardar no planejamento financeiro? VEJA

A reserva de emergência serve para cobrir despesas em eventualidades da nossa rotina.

Ela surge para proteger o suposto estilo de vida de uma pessoa, que está sujeito a certas situações que podem afetar diretamente o orçamento financeiro.

Como a reserva de emergência serve para cobrir as despesas durante uma situação imprevista, é preciso montá-la de acordo com o orçamento mensal.

Obviamente, é preciso levar em conta todas as pessoas que dependem do dinheiro. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...