Quem recebe Auxílio Brasil vai receber Vale Gás?

Liberação do benefício está em curso e vai até o dia 31

Anúncio


Quem recebe Auxílio Brasil vai receber Vale Gás? Essa é uma dúvida comum entre os beneficiários do programa que substituiu o Bolsa Família. Confira hoje, 27 de janeiro, quem poderá receber.

O Vale Gás é uma iniciativa recente. Ele custeia 50% do valor dos botijões de gás para famílias de baixa renda. Sua criação foi necessária ante as altas do item essencial de cozinha.

Por outro lado, o Auxílio Brasil é um programa de redistribuição de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Ele existe desde novembro de 2021, quando substituiu o Bolsa Família.

Quem recebe Auxílio Brasil vai receber Vale Gás?

Não necessariamente. Apesar das famílias inscritas que recebem o benefício de distribuição de renda se enquadrarem nos requisitos do benefício que custeia botijões de gás, este não conta com recursos suficientes para abarcar a todas.

Por isso, o programa irá abarcar progressivamente mais famílias beneficiárias. Além disso, possui uma ordem de preferência para escolher beneficiários, a qual se aplica nos primeiros 90 dias do programa.

Continua depois da publicidade

Veja, assim, como funciona a ordem preferencial para quem recebe Auxílio Brasil receber Vale Gás:

Continua depois da publicidade
  • Registro do CadÚnico com atualização nos vinte e quatro meses anteriores;
  • Famílias com menor renda per capita (por pessoa);
  • Grupos familiares com maior quantidade de membros na família;
  • Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.

Além disso, o programa também busca priorizar as famílias que possuem, entre seus membros, mulheres vítimas de violência doméstica e que tenham monitoramento de medidas protetivas.

Quem recebe Auxílio Brasil vai receber Vale Gás
Quem recebe Auxílio Brasil vai receber Vale Gás? – Foto: Canva

Quais são as regras, afinal, do Vale Gás?

O programa determina o pagamento de 50% do valor do botijão de gás às famílias de baixa renda a cada 2 meses. Assim, são critérios de seleção para enquadramento no benefício:

  • Ter inscrição no Cadastro Único (devidamente atualizado) e;
  • Renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606) ou;
  • Grupo familiar com integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Recebo Auxílio Brasil, como saber se vou receber Vale Gás?

É possível consultar o pagamento do auxílio de custeamento de botijões de gás pelo aplicativo do Auxílio Brasil. Embora sejam benefícios diferentes, as consultas e gerenciamentos são conjuntos.

Além disso, também é possível consultar se receberá o benefício para compra de botijões pela central telefônica 111. Igualmente, pelo aplicativo Caixa Tem.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: seja esperto e ache os melhores CARTÕES DE CRÉDITO (Sem crise no bolso)

Se tem uma forma de pagamento que pode ser uma verdadeira aliada nas finanças é o cartão de crédito.

Isso porque ele facilita o dia a dia, oferece melhores condições de parcelamento e, também, pode garantir algumas outras vantagens na utilização.

No entanto, também pode ser um verdadeiro problema quando usado de forma desenfreada.

Não importa qual a sua renda, viver de acordo com a sua realidade financeira certamente vai te ajudar a honrar com as contas e, de quebra, ter aquele pé de meia.

Portanto, é importante não se enrolar no uso do cartão de crédito, na falsa ilusão do que ele supostamente pode proporcionar. Não acredite que ter crédito é ter dinheiro.

Não é bem assim que as coisas funcionam. Saiba mais no vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...
...