Quem recebe LOAS terá direito ao 14° salário do INSS? Entenda o assunto

O décimo quarto salário do INSS é um assunto que se apresenta desde 2020.

Anúncio


O 14° salário do INSS ainda está em análise e pode ter liberação neste ano. Mas caso haja aprovação, quem recebe LOAS terá direito a recebê-lo? Saiba hoje (15) a resposta com o Guia do Ex-Negativado.

O décimo quarto salário do INSS é um assunto que se apresenta desde 2020. Ele pretende criar uma parcela extra a alguns beneficiários do INSS, especialmente diante da crise econômica que acompanhou a pandemia.

Quem recebe LOAS (BPC) tem direito ao 14° salário do INSS?

14° salário e Loas
14° salário e Loas / Fonte: Canva Pro

Não. O benefício de prestação continuada não está entre aqueles com previsão de receber o décimo quarto salário do INSS, caso haja a aprovação dele.

Afinal, o projeto de lei em análise, que cria a parcela extra, somente prevê que quem recebe aposentadoria e pensão por morte poderá recebê-la.

Portanto, há exclusão de quem recebe BPC. Aliás, esses beneficiários também não têm direito ao 13° do INSS.

Continua depois da publicidade

Como está o 14° salário do INSS?

Ainda não houve a aprovação final do projeto que cria a parcela extra. Até o momento, ele já recebeu aprovação em diversas comissões da Câmara dos Deputados.

Continua depois da publicidade

Assim, depende ainda de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Somente depois, então irá ao Senado Federal para votação final.

Portanto, deve-se aguardar a tramitação para decisão sobre o pagamento do 14° salário do INSS. Caso haja aprovação, a parcela deverá receber um calendário próprio.

Além disso, ela não será definitiva. O pagamento somente ocorrerá por 2 anos e apenas para quem recebe aposentadoria e pensão por morte.

Pagamento do 13° do INSS começa ainda neste mês

Apesar de não haver decisão final sobre o 14° salário do INSS, os beneficiários (com exceção de quem recebe BPC/LOAS) está garantido.

A quitação da parcela, em antecipação, começará ainda neste mês de abril e se encerra em junho. A liberação, aliás, ocorrerá junto ao pagamento das parcelas mensais de abril e maio.

Como VIAJAR BARATO?! Veja essas DICAS DE VIAGEM E DE LUGARES que podem fazer você economizar

O sonho de muitos brasileiros é conhecer novas regiões. Entretanto, a maioria não consegue realizá-lo pelos altos valores, especialmente agora com inflação nas alturas.

No entanto, é importante ressaltar que a construção de um bom planejamento envolvendo hospedagem, alimentação e transporte, pode ser a solução pra muita gente!

Com esse planejamento em vista, e, claro, com uma boa escolha por regiões com preços mais acessíveis, o plano de fazer aquela sonhada viagem pode sair do papel.

No vídeo que preparamos, damos dicas vitais para quem quer economizar, e elencamos lugares exuberantes dentro do território nacional. Dessa forma, clique e confira!

Carregando comentários aguarde...
...
...