Salário-maternidade 2022: Valor, quem tem direito e muito mais

Benefício é pago pelo INSS e protege a maternidade

Anúncio


Curitiba, 07 de abril de 2022 –  O salário-maternidade 2022 garante às mulheres, após o parto ou a adoção de criança, um salário mensal. Saiba hoje, no Guia do Ex-Negativado, qual é o valor do benefício, quem tem direito e como pedir.

Esse auxílio se volta à proteção da maternidade. Assim, seu pagamento acompanha o mesmo período da licença maternidade.

Igualmente, ele também pode ser pago para quem está sem emprego, desde que a mulher resguarde a condição de segurada do INSS. Abaixo, então, saiba como funciona.

Quem tem direito ao salário-maternidade 2022?

Salário-maternidade 2022
Salário-maternidade 2022: Valor, quem tem direito e muito mais – Foto: Canva

Possuem direito ao benefício as mulheres com emprego formal, bem como as que estão em situação de desemprego, mas ainda são seguradas do INSS.

A condição de segurada do INSS se mantém por 12 meses após a suspensão dos recolhimentos à Previdência. Isto é, após o desemprego.

Continua depois da publicidade

Qual é o valor do salário-maternidade 2022?

O valor do benefício varia. Para quem não tem emprego ele é de um salário mínimo, que atualmente corresponde a R$ 1.212.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, para quem tem emprego o valor do benefício repete o do salário. Nesse caso quem faz o pagamento é o próprio empregador que, depois, recebe restituição do INSS.

Por quanto tempo o benefício é pago?

O salário-maternidade 2022 possui duração de 120 dias, isto é, de 4 meses. Portanto, garante-se o pagamento de 4 parcelas à mãe.

E o décimo terceiro do INSS?

Quem recebe salário-maternidade 2022 também tem direito ao 13° salário do INSS. Quem possui emprego recebe a parcela extra ao final do ano, até o dia 20 de dezembro, normalmente, com o pagamento feito pelo empregador.

Por outro lado, quem não possui emprego o receberá agora, na antecipação do 13°, pago pelo INSS e  de forma proporcional.

Como pedir o salário-maternidade?

No caso das mulheres que possuem emprego é o próprio empregador que encaminha a solicitação e as informações sobre o nascimento ou adoção de criança ao INSS.

Já no caso de quem está sem emprego cabe à desempregada solicitar o benefício ao INSS. O mesmo ocorre com relação às mulheres que são microempreendedoras (MEI).

Para pedir o salário-maternidade 2022, então, basta entrar no Meu INSS. Depois, faça login e clique em “Novo pedido”, encontre a opção, anexe os documentos necessários e encaminhe o pedido.

Franquias BARATAS E LUCRATIVAS para empreender AGORA

O mercado de franquias no Brasil é extremamente vasto e conta com centenas de oportunidades disponíveis para quem quer abrir um negócio e ser o seu próprio ‘patrão’.

Muitas das redes são famosas e outras nem tanto. Mas independentemente dessa situação, é totalmente possível em todas elas obter uma lucratividade satisfatória.

E nesse contexto, o que não se pode deixar de lado são as redes que requerem investimentos consideravelmente baixos e, que, por sua vez, estão em expansão no mercado.

No vídeo de hoje explicamos um pouco mais sobre o negócio de franquias e listamos algumas das mais baratas no país. Acompanhe!

 

Carregando comentários aguarde...
...
...