Animais em extinção: 7 estão ameaçados no Brasil e podem desaparecer

Queimadas e caça predatória está entre as principais causas para extinção de animais

Nesta quarta-feira, (17/02) a Coluna Pets do Folha Go preparou uma lista com os 7 animais que estão ameaçados de extinção no Brasil. Estes animais são espécies típicas do nosso país e que estão sendo exterminados pelo desmatamento, a caça e o tráfico de animais silvestres.

Portanto, veja também: Como aliviar o estresse de animais? Entenda e confira 5 dicas agora

O Mico-Leão-Dourado chama atenção pela cor vibrante, um mamífero que vive na Mata Atlântica
O Mico-Leão-Dourado chama atenção pela cor vibrante, um mamífero que vive na Mata Atlântica – Foto: Freepik.

Tendo isso em vista e tantas espécies nativas do Brasil correm o risco de desaparecer, elaboramos uma lista com os principais animais ameaçados de extinção para você conferir.

Agora, conheça as principais causas para que estes animais deixem de existir da Terra, e saiba por que o homem é o principal responsável por este crime. 

Conheça os 7 principais animais em extinção que vão desaparecer

Nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando vários problemas ambientais, principalmente ocasionado pelo desmatamento e queimadas em um dos nossos principais biomas.

E certamente, a destruição não está apenas na vegetação, mas também ocasiona a morte de animais silvestres típicos do nosso país. 

Por trás deste crime está a mão dos seres humanos, o desmatamento ocasionado principalmente para remover parte de um vegetação, para fins econômicos. Com isso a flora e fauna brasileira, está em risco. E alguns animais que vivem nestes biomas, correm o risco de desaparecer pelos próximos anos. 

Onça-pintada

Este é o maior felino das Américas, e está nas lista de animais ameaçados de extinção, presente na Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal. De acordo com a União Internacional  para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo IBAMA, a onça pintada é uma espécie vulnerável. 

Mico-leão-dourado

Este é um animal que está desde a década de 70, ameaçada de extinção, por conta da devastação da Mata Atlântica estes primatas foram quase exterminados. No entanto, o mico-leão-dourado ainda pode ser encontrado no litoral fluminense até o Estado do Espírito Santo. 

Sendo assim, leia também: Pode deixar herança para animais de estimação no Brasil? Descubra aqui

Lobo-Guará

O Lobo-Guará é outra espécie que está em extinção, um animal típico do Cerrado
O Lobo-Guará é outra espécie que está em extinção, um animal típico do Cerrado – Foto: Freepik

De acordo com a IUCN, o Lobo-Guará é um dos animais que se encontra com risco vulnerável de extinção, ele está presente no Cerrado e no Pampa. A redução desta espécie tem como causa o desmatamento, e estima-se que na região dos Pampas encontram-se poucos animais, em média cinquenta lobos. 

Arara-azul-de-lear está em perigo de extinção

Uma espécie brasileira que está na lista de extinção na categoria “em perigo” e o principal motivo é a venda ilegal deste animal, advindo do tráfico de animais. 

Peixe-boi-marinho está na categoria em perigo de extinção

O peixe-boi-marinho é outro animal que também se encontra na categoria “em perigo”. Segundo pesquisadores, estima-se que existam cerca de 500 animais distribuídos nos estados de Alagoas e Amapá.

Anteriormente, a principal ameaça era a caça. Contudo, atualmente a ação humana, além da mais comum que é a poluição e destruição do seu habitat natural.

Macaco-prego-galego

E o sétimo animal é este mamífero brasileiro está espalhado pelo bioma da Mata Atlântica, e com cerca de mil animais. Entretanto, cerca de 10 anos atrás, o Instituto Chico Mendes identificou através de estudo que cerca de 50% dessa espécie diminuiu em nosso país. 

Embora essa realidade esteja cada vez mais presente no Brasil resta saber o que os governantes e também cada pessoa pode fazer para evitar tal ameaça a natureza. Você já parou pra nisso?

Assim, leia também: Obesidade em pets não é sinal de saúde: alerta especialista

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.