Sagrado da birmânia: você precisa saber da lenda do felino e seus mistérios

Confira todos os detalhes sobre a origem do gato sagrado da birmânia

Reconhecido por ser um dos gatos mais misteriosos e lindos do mundo, o gato sagrado da birmânia possui uma origem bastante curiosa, recheada de lendas e mistérios que pouca gente conhece. Hoje, 19/2, o Blog Pets da Folha GO, irá contar para você todas essas lendas, que irão encantar todos os apaixonados pelo universo dos pets.

Leia mais: xico, o cachorro mágico: veja esse e outros cães famosos super talentosos

 

Sagrado da birmânia
Confira a lenda do gato mais misterioso do mundo. Fonte: zoom

Atualmente, um dos gatos mais simpáticos e calmos para se criar em casa, o sagrado da birmânia tem uma origem muito interessante. A partir de agora, você vai conhecer mais detalhes sobre esse assunto.

Lenda do sagrado da Birmânia

A princípio, há muitos mistérios em volta da origem do sagrado da birmânia. Contudo, parece óbvio que por conta do nome, uma delas se passa justamente em um templo budista, afinal, a antiga Birmânia e atual Myanmar, está localizada onde a filosofia do budismo impera.

Reza a lenda que muitos anos atrás, existia um templo dedicado a uma deusa muito poderosa, Tsun-Kyan-Kse. Todavia, dentro desse templo, moravam muitos monges que cultuavam a estátua dessa deusa diariamente, além de um sacerdote que fazia a segurança da estátua. Além de adorar a deusa, os monges tinham outro passatempo, cuidar de mais de 100 gatos.

Gato Birmanês
Sinh, era o favorito do sacerdote e o mais mimados de todos | Fonte Pets Friends World

Todavia, todos os gatos do templo possuíam grande beleza. Tinham olhos dourados, pelos brancos e fisicamente, se assemelhavam muito a gatos da raça angorá. Porém, um deles, que atendia pelo nome de Sinh, era o favorito do sacerdote e o mais mimados de todos.

Certa vez, durante uma tentativa de roubar o templo, o sacerdote foi assassinado. Entretanto, seu fiel escudeiro, Sinh, pulou sob seu corpo morto e olhou fixamente por alguns segundos para a estátua da deusa. E como em um passe de mágica, se transformou na raça sagrado da birmânia, tal qual conhecemos atualmente.

Segundo a lenda, os olhos azuis, pelagem clara com partes mais escuras e patas brancas, são frutos da mágica feita pela deusa na aparência do gato. Assim, os outros gatos com o passar dos dias também ficaram com a mesma aparência. A partir daí, passou-se a acreditar que todos os monges que morriam, retornavam a vida em forma de sagrado da birmânia.

Outras origens

Atualmente, existem várias outras versões para a origem do sagrado da birmânia. Entre elas, a de que uma gata grávida de um sagrado da birmânia espalhou a linhagem pela Europa. Outra de que um casal levou do templo budista alguns exemplares de gatos para a França e assim, espalhou a raça pelo resto do mundo.

Contudo, também há quem acredite que essa raça de gato surgiu do cruzamento de um gato persa com um siamês. Ademais, somente no século 20 a raça foi devidamente estudada, reconhecida e registrada de vez como sagrado da birmânia.

Veja também: ataque de cachorro pitbull: como cuidar e evitar agressões das pessoas

 

Sagrado da Birmânia
Descubra as origens do lindo gato sagrado da birmânia. Fonte: G1

Portanto, agora você já conhece um pouco dos mistérios e lendas sobre o sagrado da birmânia. Por fim, resta saber se assim como milhares de donos de pets, você também irá adotar um pet dessa raça misteriosa, porém, linda e encantadora. Ademais, se quiser conhecer um pouco mais da origem de outras raças de gatos, basta continuar ligado no nosso blog de  pets.

Continue lendo Dia Mundial Dos Cães E Gatos: Você Sabe Quais São As Datas Comemorativas Dos Pets?

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.