Auxílio emergencial 2021: é necessário fazer novo cadastramento? Entenda
Dúvidas são geradas com proximidade do retorno dos pagamentos
O retorno do benefício de combate à crise causada pela pandemia tem gerado expectativa entre cidadãos brasileiros, inclusive dúvidas. Afinal, como fazer o novo cadastramento do auxílio emergencial 2021? Será que é necessário? Entenda hoje (26/03).
O auxílio emergencial teve retorno confirmado pelo governo federal, através da PEC 186/19, aprovada por senadores e deputados federais. Apesar de voltar para a população com valor inferior em relação às cotas pagas em 2020, o recurso gera expectativa por parte de quem passou os três primeiros meses de 2021 o aguardando.
Em 2020, o lançamento do auxílio foi causado por confusão e tumulto, tanto nas redes sociais como também em agências de Caixa Econômica Federal, com cidadãos que buscavam fazer o cadastro. Houve também uma série de golpes prometendo cadastros para o benefício, quando na realidade eram tentativas de obter dados pessoais das vítimas.
Exatamente um ano depois, a situação é semelhante. O auxílio emergencial deve ser novamente pago a partir do mês de abril, mas novas dúvidas são geradas devido às regras impostas.
Por exemplo, como saber se um cidadão irá receber ou não o benefício? E qual é a forma de fazer o cadastro? Será que é necessário? Confira tudo agora.
É necessário fazer novo cadastramento para o auxílio emergencial? Como vou receber?
Não é necessário procurar nenhum tipo de forma de realizar o cadastro, para receber o benefício de auxílio emergencial durante o ano de 2021.
A base de beneficiários que está apta a receber o benefício neste ano, é a mesma que recebeu parcelas do auxílio até o mês de dezembro de 2020 – com exceção daqueles que não fazem mais parte do público-alvo, como pessoas que conseguiram emprego e estão recebendo normalmente.
Através do site gov.br, o governo oficial explica que o beneficiário que recebeu até o fim de 2020 vai ter o dinheiro depositado em sua poupança social digital de forma automática. Sem a necessidade, portanto, de fazer novo registro ou nova solicitação.
Assim como em 2020, o benefício será depositado diretamente na poupança social digital da Caixa Econômica Federal, a mesma que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
No caso do aplicativo, também não é necessário haver preocupação mesmo se nem sequer tiver movimentado a conta desde que parou de receber o benefício. A poupança continua aberta em favor de todos os beneficiários de 2020.
Como saber se vou receber o benefício em 2021?
A principal regra que distingue o auxílio de 2020 para o de 2021 é o fato de que somente uma pessoa por família (cadastrados como residentes da mesma casa) poderá receber o benefício desta vez.
Ou seja, em uma família com três beneficiários potenciais, morando na mesma casa, somente um receberá.
Sendo assim, para saber quem irá receber o benefício é necessário acompanhar o resultado através do site de consultas da DataPrev. A resposta será dada a partir de 1º de abril.
Cuidado com fake news e golpes cibernéticos
Conforme destacado ao longo deste texto, não existe nenhuma forma de realizar cadastro para o auxílio em 2021. Quem não recebeu em 2020, não poderá receber neste ano em nenhuma hipótese, segundo regras divulgadas pelo governo.
Também não existe nenhuma forma de antecipar o recebimento do benefício ou de “confirmar” seu cadastro.
Tenha ciência disso para não cair em golpes e ciladas cibernéticas. Não clique em links suspeitos que prometem registro no auxílio emergencial e nem em supostas ligações da Caixa sobre este mesmo assunto.
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