Saiba como justificar o voto pelo app e-Título no segundo turno

Aplicativo e-Título permite justificativa sem sair de casa

O segundo turno das eleições municipais vai acontecer neste domingo. Mas a dúvida ainda persiste sobre como justificar o voto pelo app e-Título. Neste sábado (27/11), ensinaremos o passo a passo definitivo para a justificativa digital.

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é de que o segundo turno das eleições municipais de 2020 mobilize mais de 38 milhões de eleitores em 57 cidades.

Saiba aqui como justificar o voto pelo app e-Título no segundo turno
Saiba aqui como justificar o voto pelo app e-Título no segundo turno (Foto: aplicativo e-Título)

Ao todo, são 18 capitais brasileiras em que haverá a necessidade de um turno extra para decidir quem será o prefeito pelos próximos quatro anos. Além de outros 39 municípios com pelo menos 200 mil eleitores aptos.

Vale lembrar que só pode haver segundo turno nas cidades em que não houve maioria absoluta de votos para um candidato no dia 15 de novembro, desde que haja pelo menos 200 mil eleitores. Nas cidades com menor número cidadãos aptos ao voto, a eleição é feita apenas em turno único.

Mesmo em um ano marcado por pandemia, a obrigação do voto continua. E quem não puder comparecer às urnas deve enviar sua justificativa para a Justiça Eleitoral.

Leia mais: Veja quando vai ser o segundo turno da eleição e como votar

O processo pode ser feito de maneira totalmente online e explicaremos aqui como fazê-lo.

Aplicativo funciona como Título de Eleitor digital e auxilia no momento da justificativa

Devido à pandemia de coronavírus, que nos obriga a evitar aglomerações e a manter distanciamento social, as regras do TSE para as eleições de 2020 têm o objetivo de evitar grandes filas nos colégios de votação.

Por essa razão, existe a recomendação de não comparecer a nenhum colégio, para fazer a justificativa de sua ausência no dia da votação.

É possível justificar utilizando o aplicativo e-Título, aprimorado pelo TSE em 2020. O recurso serve para auxiliar a população no momento de registrar ausência na votação ou resolver qualquer outra pandência relacionada ao exercício do voto.

Isso porque o app funciona como um Título de Eleitor virtual. E com ele é possível emitir sua justificativa no dia da eleição e fugir de multas eleitorais, por não ter comparecido no dia da votação e não ter justificado.

Leia também: Saiba como resolver pendências do Título de Eleitor sem sair de casa

Veja agora como justificar o voto pelo app e-Título

O primeiro passo para justificar o voto usando o app é baixá-lo através da loja de aplicativo disponível em seu smartphone. É necessário possuir sistema operacional Android ou iOS para conseguir.

  • Com o download realizado e o aplicativo “e-Título” instalado em seu celular, um cadastro será solicitado para que o acesso possa ser feito na plataforma;
  • Será necessário inserir todos os dados da mesma forma como foi informado no dia de seu atendimento mais recente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de sua localidade;
  • Por exemplo, informações pessoais como nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e nível de instrução acadêmica são solicitadas. Por fim, uma senha de acesso é cadastrada para seu CPF;
  • Após o cadastro, basta clicar em “mais opções” e, em seguida, “justificativa de ausência online”.
  • Pronto, a partir deste passo o aplicativo pedirá a justificativa para a ausência no local de votação.

Leia ainda: Aposentado precisa votar? Eleições municipais são nesse domingo; fique atento

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies