Não consegue dormir? Confira um chá infalível e dicas para um sono reparador

Se você tiver problemas para adormecer, conheça essas soluções (sem efeitos colaterais) e descanse melhor

Anúncio


Não conseguir dormir pode reduzir nosso bem-estar.  Por isso, hoje (6/12), o Folha Go apresenta 2 soluções naturais, para que você durma profundamente e confortavelmente à noite e comece sua semana renovado. Eles podem ajudar no sono reparador.

Continua depois da publicidade

Desde já, a medicina natural oferece ferramentas eficazes para combater a insônia sem os efeitos colaterais que poderiam gerar os famosos comprimidos ou remédios para dormir.

Confira também: Descubra os reais benefícios de consumir água com limão

Continua depois da publicidade
sono reparador
Não consegue dormir; relaxe: veja duas receitas infalíveis para um sono reparador Foto – Pixabay

Plantas que ajudam no sono

Continua depois da publicidade

Pois bem conheça algumas plantas que possuem ótimas propriedades naturais para ajudar no sono. Elas não devem ser tomadas em excesso, e em caso de dúvida, procure um terapeuta natural ou mesmo um médico.

  • Papoula da Califórnia. É utilizado na insônia com ansiedade por sua ação relaxante.  Mas deve ser evitada para em casos de pessoas com insuficiência respiratória.
  • Espinheiro branco. As flores são utilizadas como um leve relaxante, o que ajuda a melhorar a qualidade do sono.  Evite tomar se você estiver usando medicamentos para hipertensão ou doenças cardiovasculares.
  • Camomila, tília e trevo vermelho. Essa mistura, feita em partes iguais, ajuda a ter um sono tranquilo e reparador. Beba como uma infusão 1 hora antes de ir para a cama.
  • Flor da Paixão: Diminui a ansiedade e promove o sono. Você pode administrar fazendo infusão ou em cápsulas antes de dormir. A planta reduz a tensão e relaxa os músculos. A dose é de um comprimido 2 horas antes de dormir.

Continue lendo em nosso blog: Capuccino caseiro: faça a receita deliciosa em apenas 5 minutos; confira.

Chá para o sono (Imagem veja)

Receita: chá de valeriana para um sono reparador

Nesse sentido, uma das receitas que ajudam com o sono é usando a planta valeriana, que possui propriedades ansiolíticas e sedativas, e que ajudam a pegar mais facilmente no sono.

Ingredientes

  • 3 g de raiz de valeriana seca;
  • 300 ml de água.

Modo de fazer

Ferva a água, adicione a raiz e deixe repousar por 5 minutos, coe e beba.

Você vai gostar de ler: Suco detox de inhame, maçã e água de coco: conheça os benefícios

Dicas para um sono reparador: aromaterapia que relaxa

sono reparador
Não consegue dormir; relaxe: veja duas receitas infalíveis para um sono reparador Foto – Pixabay

Em primeiro lugar existem óleos que ajudam a entrar em um estado de relaxamento profundo. Os mais indicados são os extraídos de erva-cidreira, manjericão, camomila, limão, lúpulo, lavanda, tília, tangerina, manjerona, flor de laranjeira, rosa de Alexandria, sândalo, valeriana, limão verbena, vetiver ou violeta.

Assim, você pode derramar 5 a 10 gotas do óleo escolhido na água quente da banheira e mergulhar nela por 15 minutos. Se você não pode tomar banho, borrifar com um queimador de óleo também é relaxante.

Contudo, outra opção muito boa é fazer uma massagem relaxante na pele. Escolha o óleo essencial que mais gosta e misture com 2 ou 3 gotas de uma colher de sopa de óleo de amêndoa para não irritar sua pele.

Outras dicas de uma rotina de sono saudável: tenha sono reparador

1- primeiramente mantenha horários regulares, tanto ao ir para a cama quanto ao acordar. Assim, se você sempre vai para a cama e se levanta na mesma hora, acaba ajustando seu relógio interno e será muito mais fácil adormecer e acordar, e isso mesmo sem usar o despertador. Acaba virando uma rotina.

2- E ainda, outra dica é usar a cama apenas para dormir e não fazer outras atividades como assistir televisão, escrever ou falar ao telefone. Será reconfortante quando for a hora do sono.

3- Da mesma forma, os cochilos são bons, mas desde que não excedam 30 minutos de duração. Se você tirar uma soneca longa, provavelmente não conseguirá dormir na hora que deseja.

4- Nesse mesmo sentido ter um jantar leve e pelo menos duas horas antes de dormir irá ajudá-lo a ir para a cama, e com o processo de digestão feito, o que não vai atrapalhar seu descanso.

Portanto, essas são algumas dicas para ajudar no sono reparador. Se mesmo assim tiver dificuldades, então talvez seja o caso de procurar um especialista e buscar ajuda médica.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies