FGTS: 05 importantes perguntas e respostas sobre o saque aniversário 2021; confira

Valor tem saque anual, mas segue uma série de regras específicas.

O saque aniversário 2021 é uma das opções que os trabalhadores têm para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É por isso que o Folha GO traz hoje, 01/12, 05  perguntas e suas respectivas respostas sobre o assunto.

Saber mais sobre o FGTS aniversário e as demais formas de movimentação dos valores é um direito do cidadão. Afinal, esse valor se destina aos trabalhadores formais.

Também veja: Programa De Suspensão De Contrato De Trabalho Será Estendido? Veja

Saque aniversário 2021
Valor anual do FGTS é uma maneira de equilibrar as contas. (Imagem: Informativo Empresarial)

Saque aniversário 2021: Confira 05 entre as perguntas mais relevantes e suas respostas

O Fundo de Garantia tem pagamento mensal ao trabalhador. Contudo, ele não tem repasse diretamente ao seu detentor, mas fica limitado a uma conta na Caixa Econômica Federal.

Assim, são apenas algumas situações que dão o direito ao saque dos valores. Dessa maneira, o FGTS age como uma poupança compulsória.

Em outras palavras, apesar do recolhimento mensal do valor ser mensal, ele fica sendo acumulado em uma conta de movimentação limitada.

Diante da singularidade do Fundo, então, é muito comum o surgimento de dúvidas, cujas respostas você encontra hoje, aqui.

01. O que é o saque aniversário 2021?

Essa é uma categoria especial de saque do FGTS. Assim, abre uma exceção à regra, dando ao trabalhador o direito de movimentar anualmente parte do Fundo de Garantia.

Ao aderir a ele o trabalhador abre mão da possibilidade de saque integral do FGTS em caso de dispensa sem justa causa.

02. Quem tem direito ao saque aniversário do FGTS?

Todos os trabalhadores com saldo de Fundo de Garantia podem fazer uso dessa modalidade de saque. Além disso, ele ocorre tanto sobre contas ativas quanto inativas.

Em outras palavras, a movimentação do saque aniversário 2021 atinge tanto contas de contratos de trabalho em curso quanto aqueles cujo encerramento já ocorreu.

Para ter direito ao valor o trabalhador precisa, obrigatoriamente, requerer a movimentação especial. Isso é feito no aplicativo FGTS. O requerimento deve ocorrer até o último dia do mês de aniversário do cidadão.

03. Quando é o pagamento do saque aniversário e qual é o valor?

O pagamento ocorre anualmente. Conforme já indica o nome do saque aniversário 2021, a disposição dos valores segue de acordo com o mês de aniversário do cidadão.

Assim, a partir de 2021 o valor ficará disponível ao trabalhador a partir do primeiro dia útil do mês de seu aniversário. O cidadão tem, então, 03 meses para movimentá-lo.

Por outro lado, a definição dos valores segue de acordo com o saldo existente na conta de FGTS do cidadão.

04. Posso cancelar saque aniversário 2021?

Sim. Após a adesão é possível demonstrar arrependimento e cancelar o saque anual do FGTS. Entretanto, isso somente pode ser feito após 02 anos da adesão.

Ou seja, quem requereu o valor em dezembro de 2020 somente poderá desistir dessa forma de movimentação em dezembro de 2022.

05. O valor do saque-aniversário do FGTS cai diretamente na conta bancária do trabalhador?

Sim.  Afinal, a inscrição do indivíduo para saque aniversário 2021 acompanha a indicação de conta bancária para o depósito.

Há direito à livre escolha quanto à instituição bancária. Dessa maneira, a indicação dele se dá em conjunto com a dos números de identificação da agência e da conta para depósito.

Confira agora: Qual É O Valor Do Abono Anual Do PIS? Saiba Quanto Vai Receber

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies