Fungicida caseiro: economize dinheiro e proteja suas plantas de forma sustentável

Com produtos naturais é possível acabar com as pragas que infestam o seu jardim

Belo Horizonte, 12 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Uma de suas lindas plantas de repente aparece coberta por um estranho pó branco? Trata-se de uma invasão de fungos. Eles são pequenos microrganismos muitas vezes patogênicos e que podem causar diversos transtornos. E como devemos fugir ao máximo de produtos químicos, que tal aprender a fazer um fungicida caseiro para acabar de vez com esse problema nas suas plantas?

Os fungos podem representar uma ameaça real para a saúde da planta, mas também é totalmente possível prevenir e erradicar quando a infestação já ocorreu. Ademais, como citamos, dá para usar produtos totalmente naturais que não poluem o ambiente para preparar o fungicida caseiro. Você quer saber como? Então, vem conosco.

Como preparar um fungicida caseiro eficaz?

Entre os cuidados que toda planta merece receber, tratá-las com produtos não industrializados, orgânicos, realmente naturais, está no topo da lista. Nesse sentido, o Folha Go preparou algumas receitas de fungicidas caseiros que te ajudarão a cuidar das suas plantinhas.

Fungicida com leite e bicarbonato

Os tipos de fungos que podem afetar uma planta são diversos, porém, praticamente todos pertencem à família Erysiphales. A olho nu é uma espécie de pó branco, que começa bem discretamente. Por isso, é interessante fazer vistorias periódicas.

O fungicida com leite e bicarbonato serve não só para erradicar a infestação fúngica, mas também é adequado para fornecer nutrientes às plantas. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 8 partes de água;
  • 2 partes de leite desnatado;
  • 20 gramas de bicarbonato de sódio para cada litro de mistura.

Integre a água com o leite e, em seguida, acrescente a quantidade correspondente de bicarbonato de sódio. Então, coloque em um borrifador, agite e aplique na planta diariamente ao pôr do sol. Uma vez erradicado o fungo, pode-se aplicá-lo preventivamente a cada 15 dias.

Fungicida caseiro com detergente e bicarbonato

Outra maneira de fazer um fungicida caseiro é usar, novamente, bicarbonato de sódio. É uma das substâncias mais comuns e também medicinais. Ele é antisséptico, regula o pH e favorece o processo de cicatrização. Para prepará-lo, basta misturar os seguintes ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 4 colheres de sopa de detergente neutro;
  • 3,5 litros de água;
  • 1 colher de chá de óleo vegetal.

Quando essa mistura adquirir um aspecto homogêneo, coloque em um borrifador e aplique nas plantas ao entardecer. Isso porque a aplicação de fungicida sob exposição solar pode causar queimaduras irreversíveis na planta. Você pode aplicá-lo diariamente até que a infestação seja erradicada e depois a cada 2 semanas como medida preventiva.

Atenção! Antes de aplicar qualquer tipo de fungicida caseiro em uma planta, é aconselhável fazer um teste em uma pequena parte. Algumas espécies podem reagir mal a qualquer um dos componentes e, neste caso, uma aplicação completa pode ser desastrosa.

Evite fungos nas plantas

Fungicida caseiro: economize dinheiro e proteja suas plantas de forma sustentável
Fungicida caseiro: economize dinheiro e proteja suas plantas de forma sustentável – Canva

Quando a planta for colonizada por fungos, os fungicidas naturais devem ser a primeira opção a ser usada. Contudo, a melhor prática é fazer todo o possível para evitar que a vegetação receba a desagradável visita desses patógenos. Para isso, é importante que você siga os conselhos que mostramos a seguir:

  • Sempre que possível, opte por espécies mais resistentes a pragas;
  • É importante manter o solo livre de ervas daninhas;
  • Coloque as plantas em locais com boa luminosidade desde que a tolerem;
  • Prepare o solo para um bom sistema de drenagem;
  • Evite água estagnada;
  • Forneça a cada planta a irrigação exata de que ela precisa, então, não exagere;
  • Regar de preferência durante a manhã para que parte da água possa evaporar;
  • Não regue a planta por cima, mas por baixo.

Com essas precauções será possível manter as plantas longe dos fungos. Mas, se mesmo assim eles aparecerem, opte por uma de nossas receitas de fungicidas caseiros e combata-os antes de seja tarde demais para sua vegetação.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies