Mistério no reino vegetal: desvendando os segredos da dieta das plantas carnívoras

Descubra os mitos e verdades sobre essas espécies tão especiais

Belo Horizonte, 13 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Existem muitos tipos de plantas e, de todas elas, talvez as plantas carnívoras sejam um dos tipos que mais tem gerado curiosidade no imaginário popular. Isso porque trazem atratividade, e medo ao mesmo tempo, de sua forma de comer.

Muito se costuma ouvir e há uma infinidade de mitos que se espalham a respeito das plantas carnívoras. Contudo, até hoje, não há casos em que tenham devorado seres humanos ou mesmo animais de porte considerado médio. Quer aprender um pouco mais sobre essa curiosa espécie? Então, embarque conosco nessa aventura!

O que são plantas carnívoras?

A planta carnívora é um grupo de plantas que se caracteriza por possuir uma série de órgãos. Estes órgãos geralmente são chamados de flores, embora, na verdade, não sejam. Então, eles atuam como armadilhas para alguns animais.

Tais armadilhas combinam uma secreção de líquido pegajoso, que funciona como um adesivo para os animais que nela pisam e ficam presos à superfície. Este é um sistema que permite à planta fechar-se sobre o referido animal, permitindo-lhe ficar preso ou esmagado.

Em seguida, a planta começa a secretar outro tipo de líquido. Desta vez, para dissolver os tecidos dos animais presos na armadilha. Esse processo é semelhante ao que fazem os sucos gástricos nos nossos estômagos. Por fim, a planta reabsorve esses sucos com os nutrientes do animal morto dissolvidos nela, a armadilha se abre novamente e o ciclo recomeça.

O que essas espécies comem?

Apesar de seu nome sugerir que são grandes carnívoras, o Folha Go pode te dizer que, na verdade, não é bem assim. Elas são espécies que combinam sua nutrição com um sistema normal de absorção de nutrientes pelas raízes e com as proteínas animais que obtêm de suas armadilhas. Ou seja, elas não se alimentam apenas de suas presas, mas estas constituem somente mais uma parte de sua nutrição.

Além disso, um dos elementos que deve ser considerado é que as carnívoras se alimentam apenas de pequenos animais, principalmente insetos. Em algumas ocasiões, também podem se alimentar de outros tipos de animais, como sapos, répteis ou pequenos roedores. No entanto, estes são casos raros.

Na verdade, a preferência desse tipo de planta é sempre a dos insetos, pois possuem tecidos muito mais fáceis de dissolver com seus sucos. Da mesma forma, também deve ser considerado que a espécie não suportaria animais maiores. Por exemplo, porcos, vacas ou mesmo humanos são muito fortes para a sua “digestão”. Isso acabaria fazendo com que a armadilha apodrecesse e as plantas carnívoras perdessem aquela parte do corpo.

De fato, a preferência que as plantas carnívoras têm pelos insetos é denotada no cheiro que muitas delas exalam. É comum essas espécies, ao contrário do que acontece com outras plantas com cheiros agradáveis, emitirem um odor semelhante ao da carne podre. Isso permite que insetos, como moscas ou mosquitos, sejam atraídos para elas, o que os torna mais fáceis de cair em suas armadilhas.

Onde são encontradas as plantas carnívoras?

Mistério no reino vegetal: desvendando os segredos da dieta das plantas carnívoras
Mistério no reino vegetal: desvendando os segredos da dieta das plantas carnívoras – Canva

Apesar de serem plantas raras, podem ser encontradas em quase todos os continentes quentes do planeta. Dessa forma, podem ser vistas na natureza tanto na Ásia quanto na Oceania, na África, em algumas regiões da América do Sul e até em algumas partes da Europa.

Além disso, hoje em dia, podem ser compradas em uma infinidade de floriculturas e lojas especializadas. Apesar de suas aparências e particularidades, ainda são plantas como qualquer outra e que chamam a atenção.

No entanto, as plantas carnívoras que podem ser adquiridas em floriculturas são consideravelmente pequenas em comparação com algumas espécies documentadas na natureza. De fato, em regiões da África ou do sudeste da Ásia, foram encontrados tipos que atingiram uma altura de mais de três metros.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies