Desvendando o mistério: dicas infalíveis para evitar as rosas murchas

É possível manter a flor vistosa por muito mais tempo com passos simples

Belo Horizonte, 13 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – As rosas são uma das plantas mais bonitas e populares que podemos escolher para decorar o nosso jardim ou para presentear uma pessoa querida. Entre as várias espécies, existe uma única preocupação: evitar as rosas murchas precocemente.

É importante saber que, com simples ações, se torna possível evitar as rosas murchas. Portanto, não há mais com o que se preocupar, tanto durante o processo de crescimento quanto quando são cortadas. Você terá sua beleza intacta por muito mais tempo.

Os cuidados com uma roseira

Os cuidados com uma roseira são básicos, mas o Folha Go te recomendará os mais importantes:

  • É melhor cultivá-la ao ar livre, pois é necessário expô-la ao sol durante um período mínimo de 6 horas por dia;
  • O solo deve drenar bem a água para evitar que ela se acumule e apodreça suas raízes, causando a morte da planta. Por isso, é recomendável que no momento do plantio, seja feito uma cova de 60 cm de profundidade e largura;
  • Não plante suas rosas muito juntas ou perto de algum objeto que possa impedir seu crescimento ou bloqueá-las do sol;
  • Em relação à irrigação, as rosas não requerem muita água, por isso é aconselhável regá-las durante o dia, quando detectamos que o solo começa a secar, e não à noite, pois pode se formar mofo;
  • Não fertilize as rosas até a primavera, quando elas começam a crescer. O tempo frio pode impedir o crescimento de novos brotos;
  • A poda da roseira não deve ser excessiva, mas tente remover folhas, rosas murchas ou hastes danificadas. Desta forma, suas flores crescerão saudáveis ​​e fortes.

Rosas murchas nunca mais! Veja como

Se você tiver os cuidados necessários para que a roseira cresça saudável, acabará obtendo rosas que podem até ser distribuídas para seus entes queridos. Quem sabe oferecer um buquê para aquela pessoa especial ou usar para decorar o interior da casa? Para isso, devemos ter em mente uma série de recomendações que nos ajudarão a evitar que as flores sequem e, assim, durem mais.

Seleção de flores

Uma vez que decida cortar várias rosas da roseira, é melhor fazê-lo de manhã, assim que o sol nascer. Desta forma, as rosas ficarão mais frescas, pois não foram expostas o dia todo ao sol e às temperaturas mais altas. Isso evita bastante as rosas murchas.

Regue a roseira um dia antes de cortar as flores para mantê-las hidratadas. Além disso, na hora da poda, corte as hastes em um ângulo de 45 graus com o auxílio de um podador manual.

Sem rosas murchas entre as melhores

Desvendando o mistério: dicas infalíveis para evitar as rosas murchas
Desvendando o mistério: dicas infalíveis para evitar as rosas murchas – Canva

Caso vá comprar as rosas em qualquer estabelecimento, procure comprar aquelas que não ficam expostas ao sol. Dessa forma, é mais provável que tenham permanecido mais frescas e não estejam secas. É fácil ver pela aparência quais são as podadas mais recentemente, pois as pétalas são de cor brilhante e lisa, enquanto as mais secas, terão pétalas mais fracas e uma cor mais opaca.

Manutenção das flores

Depois de cortar as rosas do próprio jardim ou comprá-las em uma loja, coloque-as na água o mais rápido possível e evite a exposição ao sol. É uma das formas essenciais para manter as flores frescas e para não murchar.

Se for manipular para montar um buquê, mergulhe o caule em um balde e depois faça o arranjo. Corte as folhas da parte do caule que está na água para evitar que ela seque depois e surjam bactérias.

Agora que você já sabe como fazer para não ter rosas murchas, aplique em casa. Assim, manterá suas flores bonitas por muito mais tempo, encantando o seu lar.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies