A lua minguante e o plantio de mandioca: mito ou realidade?

Veja em qual fase lunar a raiz tuberosa “vinga” mais

Belo Horizonte, 07 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A influência lunar nas plantações é realmente um assunto bastante controverso. Isso porque não existem evidências científicas para justificar a crença. No entanto, entre algumas tradições e culturas agrícolas ao redor de todo o mundo, não se faz nada sem consultar o calendário. Por exemplo, será mesmo que a lua minguante é boa para o plantio de mandioca?

O que os populares dizem é que a lua tem influência no fluxo das seivas das plantas, o que é maior ao longo das fases cheia e crescente. Isso favorece o plantio de sementes e frutos. Já na nova e minguante, a seiva se concentra em grande escala nas raízes das culturas, favorecendo os tubérculos, inclusive o plantio de mandioca.

Qual é a melhor lua para plantar mandioca?

A lua minguante e o plantio de mandioca: mito ou realidade?
A lua minguante e o plantio de mandioca: mito ou realidade? – Adobe Stock

A mandioca, positivamente, é um tipo de cultura que pode ter o plantio feito ao longo do ano todo, mas existem alguns aspectos que devem ser considerados para tal. Segundo a crença popular, a melhor fase lunar para plantar a mandioca é na fase minguante.

A sabedoria popular diz que nessa fase, a seiva flui mais facilmente, o que promove melhor enraizamento e, consequentemente, o crescimento da muda. Mas, ressaltando que não existem evidências científicas para comprovar essa relação.

Portanto, indo além de fases da lua, é importante considerar outros fatores, tais como clima, rega, solo, adubo e localização. Tudo isso deve ser verificado regularmente a fim de que a plantação cresça com saúde e renda bastante em sua produção.

As fases da lua e as plantações

A lua altera a sua fase de sete em sete dias. Dessa forma, ela acaba influenciando os seres vivos e a terra em geral de formas diferentes. Abaixo, confira com o Folha Agro, o que é melhor plantar em cada transformação lunar:

  • Minguante – Diz-se que nada nasce ou cresce na minguante, pelo contrário, tudo míngua. Com razão, espécies de folhagens mínguam mesmo, mas as espécies de raiz são fortalecidas. Por exemplo: batatas, mandiocas, rabanete, etc.;
  • Nova – Sua influencia o caule e a seiva, pois recebe boas quantidades do que chamam de “sangue da planta”. Nessa época a recomendação é plantar cebolinha, espinafre, couve, almeirão e plantas medicinais;
  • Crescente – Ela é considerada uma das melhores fases para vários cultivos, uma vez que a seiva fica muito presente em todas as partes da planta. Dessa forma, quem deseja ter às mãos arroz, tomate, jiló, quiabo, milho e abobora, tem sucesso;
  • Cheia – Essa fase lunar é muito potente, estando no auge. Então, logo nos primeiros dias da lua cheia, opte por plantar repolho, couve-flor e alface.

O que acontece se o plantio da mandioca ocorrer na fase errada?

Mesmo que saibamos que a fase lunar influencia bastante no momento do plantio de mandioca, não é proibido arriscar começar o cultivo na lua “errada”. Porém, segundo as crenças, as chances de a espécie germinar são baixas.

Portanto, se você puder esperar a fase certa, espere! Mesmo que ainda isso não seja totalmente a garantia do sucesso, pois depende de diversos outros fatores, não se deve ir contra uma prática milenar, não é mesmo?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies