Sálvia: cultive essa erva versátil e descubra novas possibilidades na culinária e na saúde

Veja como é fácil ter uma horta repleta de sabor e saúde

Belo Horizonte, 19 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A sálvia é um tipo de planta de uso medicinal, mas é também amplamente cultivada para tempero. Embora possa ser encontrada em lojas especializadas, é bem fácil de se ter em casa.

Seguindo dicas simples, você consegue manter a sálvia em sua horta, colhendo-a sempre que quiser. Abaixo, explicaremos os principais processos e como se deve agir no cultivo dessa espécie cheirosa e benéfica para a saúde.

Como plantar sálvia em casa

O Folha Go quer que sua horta seja um sucesso, então, escolheu as melhores e mais fáceis recomendações para você seguir:

Plantação

Escolha se vai plantar sua erva por mudas ou sementes. Ambos são fáceis de achar em lojas de jardinagem. Além disso, dê preferência para plantar as sálvias na primavera, pois elas se desenvolverão melhor.

Outra dica: na sua horta, você pode plantar também muitas outras ervas medicinais e aromáticas com a sálvia, tais como:

  • Hortelã;
  • Salsa;
  • Tomilho;
  • Alho;
  • Etc.

Localização

Igualmente com as mudas ou sementes, escolha se plantará no quintal ou em vasos. Mas, tenha em mente que, na segunda opção, o vaso deve ter a altura, diâmetro certos e boa drenagem para o desenvolvimento correto da planta.

Quanto à localização, procure um local que tenha muita luz solar, uma vez que a espécie gosta de pleno sol. Caso a planta esteja dentro de casa em vasos, coloque em janelas ou na varanda.

Solo

O melhor tipo de solo para cultivar a sálvia é o bem drenado e argiloso. Em se tratando de vasos, use um solo que esteja adubado e certifique-se de que tenham uma camada de drenagem.

Sálvia: cultive essa erva versátil e descubra novas possibilidades na culinária e na saúde
Sálvia: cultive essa erva versátil e descubra novas possibilidades na culinária e na saúde – Canva

Rega

Em se tratando da rega da erva, enquanto ela ainda for pequena, procure manter sempre o solo úmido, ou seja, não o deixe secar. Entretanto, evite exageros. Após seu crescimento, você só precisará regar a planta quando o substrato estiver mais seco.

Colheita

Para a colheita da sálvia, a recomendação que seja feita antes de florescer. Assim, corte os galhos da erva e pendure-os de ponta a cabeça em um local que seja ventilado e fresco, onde não bata sol de forma alguma. Com isso, as folhas secarão e, dessa forma, será possível que você as armazene dentro de uma jarra de vidro ou de um pote hermeticamente fechado.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies