Vire o jogo: descubra por que suas plantas não duram e aprenda alguns truques
Deixe sempre suas plantinhas saudáveis e bonitas
Belo Horizonte, 19 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Você gosta de manter um belo jardim em casa? Você acredita que o verde traz alegria, mas não sabe por que suas plantas não duram?
O ponto principal é entender a biologia de cada espécie (quantidade de água, de luminosidade, etc.). Assim, você consegue entender quais plantas não duram e os motivos. Fica mais fácil, partindo daí, a manter um jardim sempre vistoso. Então, fique atento às dicas a seguir.
Guia do por que plantas não duram
Caso você seja um iniciante no mundo da jardinagem e tenha comprado uma plantinha, a primeira coisa que deve fazer é se informar. Confira quais são suas necessidades (água, luz solar, poda, etc.). Então, certifique-se de proporcionar o ambiente adequado.
Planta para dentro ou fora de casa?
O estado de saúde uma espécie depende basicamente de onde ela está na sua casa e do clima de sua origem. Por exemplo, espécies de zonas áridas, plantas secas, como suculentas, são boas para ficar fora de casa.
Comumente, as plantas de interior precisam de maiores cuidados, não resistem a muita luminosidade e são mais decorativas. Portanto, se você quiser fazer a coisa pelo lado seguro, pesquise antes de acomodar o vaso.
Plantas não duram por causa das regas?
Existem espécies que sofrem de estresse hídrico. Já ouviu falar? Estresse hídrico é falta ou excesso de água que mostra, em grande parte, rapidamente, uma deficiência na planta.
Portanto, para as plantas não duram por falta ou excesso de zelo quanto a água. Caso você não conheça bem a espécie, o ideal, é verificar sempre o substrato. Para isso, siga a dica do Folha Go:
- Use a ponta dos dedos para apalpar a terra em torno da base da planta;
- Se o substrato estiver seco, regue moderadamente, nunca encharcando;
- Dê preferência para regas com borrifadores, que não derramam água em excesso e se direcionam às folhas.
Influências do meio
Lembre-se que sistema de aquecimento, ar-condicionado e ventiladores também influenciam na saúde da planta. A exposição excessiva a baixas temperaturas (assim como a alta) e ao vento, favorece a evapotranspiração.
Tamanho do vaso
O tamanho do vaso é outro ponto que pode explicar por que as plantas não duram. Ademais, o material do qual são feitos também influencia decisivamente na drenagem e, consequentemente no apodrecimento das raízes.
Cuidados básicos com as plantas
- Nunca deixe a planta na embalagem original, pois deve ser trocada por uma maior;
- Verifique os buracos no fundo do vaso para drenagem da água;
- Antes do substrato, coloque sempre uma camada de brita para ajudar na drenagem do solo;
- Pratinhos embaixo do vaso devem ser limpos sempre após a rega;
- Faça um fertilizante (ou compre pronto) que contenha nitrogênio, fósforo e potássio junto com alguns microelementos que são essenciais para o crescimento das plantinhas.
Comments are closed.