Como eliminar cochonilhas das plantas com produtos naturais: veja dicas

Pragas são parasitas e podem matar as plantas; saiba como eliminá-las sem agredir o solo e seu próprio jardim

Pragas são o que de pior pode acontecer em um jardim, pois possuem uma ação extremamente prejudiciais contra as plantas, além de facilitar a aparição de fungos diversos. No entanto, produtos químicos de combate a esses parasitas também não sempre recomendados. Por isso, hoje (07/09) o blog News Cotidiano explica como eliminar cochonilhas das plantas com produtos naturais.

Nada melhor do que agir apenas com produtos naturais em seu jardim, pois, mesmo que sirvam apenas para matar pragas e parasitas, soluções químicas também causam efeitos adversos.

O que as cochonilhas fazem com as plantas?

No caso das cochonilhas, por exemplo, se trata de um tipo de praga que ataca plantas em grupo, buscando de preferência a haste das flores ou o tronco.

Elas sugam as partes, se alimentando da seiva e dos nutrientes que são necessários para o crescimento, da mesma forma reduzindo a capacidade de fotossíntese da planta. Isso porque, sua cera adocicada atrai formigas doceiras e ataques de fungos.

As cochonilhas medem menos que 3,5 milímetros e possuem coloração diversa, seja marrom, vermelha ou até branca. No último caso, é a forma mais fácil de avistá-las.

Como eliminar cochonilhas das plantas com produtos naturais
Como eliminar cochonilhas das plantas com produtos naturais (Foto: Canva Pro)

Como eliminar cochonilhas das plantas com produtos naturais?

Por ter um efeito altamente nocivo para as plantas, é fundamental dispersar essas pragas das plantas o mais rápido possível. De preferência, sempre utilizando produtos naturais.

Existem algumas receitas de inseticidas naturais especialmente voltados para matar cochonilhas.

1 – Água e samambaia do mato

Com 500 gramas de folhas secas de samambaia do mato, misture-as em um litro de água durante dois dias. Passadas as 48 horas, coe bem e misture em 10 litros de água.

Para usar, basta fazer pulverizações em cada folha para controlar o surgimento e eliminar as pragas.

2 – Erva-de-santa-maria

Com 200 gramas dessa erva em um litro de água fria durante seis horas, é possível ter um substrato forte para combater as cochonilhas.

Retire bem o suco e o extrato em das folhas em 5 litros de água, antes de pulverizar na planta.

3 – Óleo mineral com detergente neutro

De fato, são produtos industrializados, mas que não possuem nenhum tipo de ação maléfica em plantas.

Juntos, o óleo mineral e o detergente neutro, com água, formam um forte inseticida para o combate de cochonilhas.

Em um litro de água, crescente 10m de óleo e 10m de detergente neutro. Por fim, basta agitar e borrifar nas plantas infestadas.

O processo deve ser repetido pelo menos uma vez por semana até que a infestação acabe.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Quer saber mais sobre o adubo orgânico? Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você:

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies