Crianças no Youtube assistem mais anúncios do que vídeos, diz estudo

Em tempos de pandemia, em que o Youtube tem se tornado uma ajuda para os pais, pode ser que o conteúdo assistido não seja produtivo

Crianças no Youtube estão assistindo uma grande variedade de vídeos na plataforma que estão cheios de anúncios, os quais, às vezes, têm filmagens violentas e oferecem pouco valor educacional, de acordo com um relatório de acadêmicos e da Common Sense Media, um grupo de defesa.

Veja também: Sampaio Correa e Chapecoense: veja tudo sobre o jogo de hoje

O YouTube é um malabarismo na mídia infantil e os espectadores dispararam durante a pandemia. Contudo, a empresa tem lutado para policiar os vídeos que as crianças assistem, mesmo depois de investir profundamente em maneiras de moderar melhor o conteúdo infantil, uma vez que se tornou um problema político.

Entretanto, o novo relatório argumenta que o YouTube não tem feito o suficiente. Os pesquisadores coletaram mais de 1.600 vídeos de 191 pais que seus filhos, todos menores de 8 anos, assistiram no site principal do YouTube este ano.

Entre as conclusões, aparece que os anúncios estavam presentes em 95% dos vídeos do estudo. Além disso, um quinto dos anúncios foi classificado como inadequado para a idade – um comercial de whisky em um vídeo de pintura de unhas para meninas; outro anúncio, durante um clipe de videogame, que perguntava sobre migração.

O relatório pode estimular um enfoque renovado dos legisladores no Google da Alphabet Inc., proprietária do YouTube, um ano depois que a empresa pagou uma multa recorde por infringir as leis de privacidade das Crianças no Youtube.

Crianças no Youtube (Reprodução: Pixabay)
Crianças no Youtube (Reprodução: Pixabay)

Acordo para segurança de Crianças no Youtube

Em setembro de 2019, o Google chegou a um acordo de $170 milhões com a Comissão Federal de Comércio dos EUA para veicular anúncios baseados em dados pessoais para crianças no YouTube.

Antes do caso, o YouTube afirmava que crianças menores de 13 anos não usavam seu site sem supervisão. Após o acordo, o YouTube concordou em remover anúncios direcionados dos canais “orientados” às crianças e começou a apontar os espectadores mais jovens para o YouTube Kids, o aplicativo separado para crianças. A empresa também disse que estava investindo em vídeos educativos de “qualidade”.

O YouTube também deixou seus criadores marcarem seus vídeos como “feitos para crianças” ou não, e argumentou que era difícil designar os clipes como “dirigidos a crianças”. Grupos de defesa criticaram esta abordagem.

As Crianças no Youtube assistiram uma média de 39 minutos de vídeos por dia, o dobro da quantidade de 2017, que os pesquisadores encontraram. Cerca de 5% dos vídeos do estudo tinham “alto valor educacional”, que os pesquisadores definiram como tópicos didáticos que iam além de simples conceitos e eram apropriados para o desenvolvimento.

Contudo, alguns anúncios até interferiram com partes educacionais dos vídeos. Em um clipe para ensinar cores para crianças, Blippi, um popular YouTuber, nos Estados Unidos, apontou abaixo a palavra “azul” que foi bloqueada por um anúncio em banner.

Segundo o estudo, 30% das filmagens do YouTube continham “violência física leve” e apenas 24% mostravam uma representação diversificada de raça e gênero. O estudo se baseou em um sistema de classificação semelhante ao que o se usa para classificar as filmagens para os pais.

A pesquisa não acusa o YouTube de servir anúncios direcionados a Crianças no Youtube, bem como o estudo descobriu que muitas crianças assistiram aos vídeos do YouTube que os pesquisadores classificaram como altamente educacionais. Em relação a outros clipes, no entanto, o sistema de recomendações do YouTube raramente os publicou.

Saiba mais: Felipe Neto careca? Foto do perfil do Youtuber no Instagram choca a web

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies