Ligação alienígena? Aparece sinal detectado de um exoplaneta

Uma equipe internacional de cientistas coletou o primeiro sinal de rádio possível de um planeta além de nosso sistema solar, emanando de um sistema exoplaneta que se encontra a mais de 51 anos luz

SEXTA-FEIRA (18 de dezembro). Contato alienígena é um dos focos de muitos filmes de ficção científica. E, sem dúvidas, uma das maiores curiosidades no meio científico. Por isso, no texto de hoje, trazemos informações sobre uma possível descoberta que converte a imaginação em uma possível realidade.

Abordaremos mais detalhes sobre o acontecimento, as possibilidades, e quais devem ser os próximos passos com esta possível descoberta alienígena. Continue a leitura para saber mais.

Leia mais: Aliens, são vocês?! Monólito misterioso desaparece sem deixar pistas. Confira 

Possível descoberta Alienígena

Uma equipe internacional de cientistas coletou o primeiro sinal de rádio de um planeta fora do nosso sistema solar. Esta informação chega de um chamado exoplaneta, que nada mais é do que um planeta que gira em torno de uma estrela que não seja o Sol. Ou seja, com condições de sistema solar parecidas com a nossa.

Este sistema solar onde se encontra o exoplaneta está em uma distância de 51 anos-luz. Segundo uma tecnologia de um radiotelescópio na Holanda chamado Low Frequency Array (LOFAR), os pesquisadores descobriram explosões de emissão do sistema estelar Tau Bootes que hospeda um chamado Júpiter quente, um planeta gigante gasoso que está muito próximo de seu próprio sol.

Sinais de rádio provenientes de exoplanetas não são necessariamente uma novidade, embora sejam sempre muito empolgantes. Lembrando que isso também ocorreu com uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade Cornell nos EUA. Também observaram outros potenciais candidatos para emissões de rádio exoplanetárias, nos sistemas da constelação Câncer e Upsilon Andromedae.

Entretanto, o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics descobriu que apenas o sistema de Tau Bootes. O sistema produziu um sinal de rádio significativa, uma janela de potencial única no campo magnético do planeta.

Segundo estabelecido pelo Jake D Turner, que é o pesquisador e pós-doutorando de Cornell, esta é uma das primeiras pistas para chegar até um exoplaneta que trabalhe com sinais de rádio. Lembrando que o sinal foi detectado do sistema Tau Bootes que é interessante por contar com um sistema estrelar binário e um exoplaneta, condições similares as nossas, e o sinal parece ter sido mandado pelo planeta.

Alienígena (Foto: Reprodução Big Think)
Alienígena (Foto: Reprodução Big Think)

Confira mais: Google permite teste de maquiagens à distância; veja como

Se confirmado este sinal alienígena, através de observações de acompanhamento, disseram os pesquisadores, esta detecção de rádio abre uma nova janela sobre exoplanetas e fornece uma nova maneira de examinar mundos alienígenas que estão há dezenas de anos-luz de distância.

A observação do campo magnético de um exoplaneta ajuda os astrônomos a decifrar as propriedades interiores e atmosféricas de um planeta, assim como a física das interações entre os planetas, conforme estabelece o pesquisador Turner.

O campo magnético da Terra a protege dos perigos do vento solar, mantendo o planeta habitável. “O campo magnético dos exoplanetas semelhantes à Terra pode contribuir para sua possível habitabilidade, protegendo suas próprias atmosferas do vento solar e dos raios cósmicos, e protegendo o planeta da perda atmosférica”, disse Turner.

Há dois anos, Turner e seus colegas examinaram a assinatura de emissão de rádio de Júpiter e escalaram essas emissões para imitar as possíveis emissões alienígenas de um distante exoplaneta, parecido com Júpiter. Esses resultados se tornaram o modelo para pesquisar as emissões de rádio de exoplanetas de 40 a 100 anos-luz de distância.

Saiba mais: China lança primeiro satélite 6G, entenda mais sobre a tecnologia

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies