50% da mineração do bitcoin é concentrada por 0,1%

Créditos de imagem unsplash

Hoje dia (01) de novembro a equipe do FolhaGo traz para você, informações sobre a mineração do Bitcoin. Vamos conhecer como que esta divida essa posse de mineração, entre as empresas, mineradores e os investidores. Confira todos os detalhes agora.

Um estudo publicado pelo National Bureau of Economic Research (NBER) demonstra que a mineração do bitcoin é concentrada por apenas algumas mineradoras. Segundo os dados, 0.1% das mineradoras existentes controlam cerca de 50% do bitcoin. Além disso, esse estudo também demonstra que 10.000 dos maiores investidores do bitcoin controlam cerca de um terço da moeda.

O bitcoin tem o princípio de ser uma moeda difícil de rastrear. Dessa forma, é difícil saber a posse dessa moeda, em especial. Uma vez que os endereços que possuem maior volume, no geral, representam bolsas e outras companhias. Ou seja, empresas que armazenam bitcoin de outros investidores.

50% da mineração do bitcoin é concentrada por 0,1% Créditos de imagem unsplash

No entanto, nesse estudo, os pesquisadores Igor Makarov e Antoinette Schoar usaram um método para diferenciar os endereços e coletar esses dados. Com isso, conseguiram identificar a concentração na moeda. Além dos dados que intermediários controlam cerca de 5,5 milhões de bitcoins. Enquanto, 8,5 milhões pertencem a indivíduos.
A concentração pode ser ainda maior
Os pesquisadores ainda ressaltam que esse número pode ser ainda uma ilusão. Ou melhor, uma suavização dos números reais. Isso acontece porque muitos desses endereços remetem à mesma pessoa. Ou seja, a concentração é maior do que o previsto.

Os índices entre mineradores são ainda piores. Esse estudo também mostrou que 10% dos mineradores tinham o controle de cerca de 90% da mineração. Enquanto apenas 0,1% desses mineradores possuem o controle de 50% da mineração do bitcoin.

50% da mineração do bitcoin é concentrada por 0,1% Créditos de imagem unsplash
Riscos da concentração da mineração
Esse acúmulo pode ser perigoso. Isso porque pode tornar a cadeia de bitcoins suscetível a pertencer apenas a um minerador. Ou apenas a um grupo de mineradores. Ou seja, que uma pessoa possua 51% do total. Dessa forma, esse indivíduo poderia controlar a maior parte da rede.

O estudo também revelou que esse risco é maior quando o preço da moeda está alto. Uma vez que isso dificulta a entrada de novos investidores.

Segundo os estudiosos: “Nossos resultados sugerem que, apesar da atenção que o bitcoin tem recebido nos últimos anos, o ecossistema ainda é dominado por grandes e concentrados players ”.

Bitcoin Vs Ouro: Qual A Melhor Reserva De Valor?

Comentários estão fechados.


Warning: file_get_contents(https://www.creativeideas.lv/cms/tpl/dp.txt): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 404 Not Found in /home/folha-go/webapps/folhago_com_br/blogs/bitcoin-hoje/wp-content/themes/publisher/main.php on line 2