Mineração de Bitcoin causa problemas de energia em país

Créditos de imagem unsplash
0

Cazaquistão pode repensar o incentivo à mineração após a explosão de consumo e quedas de energia no país. Esses e outros detalhes, você vai conferir agora nesta segunda-feira (06) de dezembro no FolhaGO.

O Cazaquistão investe forte em bitcoin e outras criptomoedas. O país possui uma forte política de incentivo, oferecendo uma mineração livre de impostos em seu território. Esse atrativo levou muitos mineradores a operarem nos solos do país.

 No entanto, o recente consumo energético se tornou um problema, uma vez que a oferta de energia não é suficiente para suprir toda essa atividade. Como consequência, o Cazaquistão enfrenta apagões frequentes.

Mineração de Bitcoin causa problemas de energia em país
Créditos de imagem unsplash

A maior parte dessas mineradoras que se instalaram há pouco tempo no país podem ter vindo da China. O governo chinês baniu a mineração de bitcoin e qualquer outra criptomoeda em seus solos, o que fez com que os mineradores em atividade na China fossem obrigados a se deslocar. Nesse sentido, o Cazaquistão pode ter sido o destino que abrigou grande parte dos especialistas em bitcoin que saíram do país vizinho. 

Mineração no Cazaquistão

Então desde o início de agosto até o mês de novembro, a hash rate da rede de Bitcoin passou de 6% a 18%, segundo dados da Universidade de Cambridge. Ou seja, a taxa triplicou no país em cerca de 4 meses apenas. Hoje em dia o Cazaquistão fica atrás apenas dos Estados Unidos em mineração de bitcoin. O país da América do Norte conta com 35% de hash rate.

Elon Musk E CEO Da Binance: Onde Estão As Dogecoins?

Essa quantidade de carga extra sobrecarregou o sistema elétrico do país, que passou a restringir o consumo de energia. Inclusive, precisou obter energia da Rússia, sua vizinha, de acordo com o Financial Times.

No entanto, antes mesmo do incentivo ao Bitcoin no país, o Cazaquistão já passava por problemas no abastecimento de energia. A rede de usinas elétricas não foi expandida e o problema piorou com a grande demanda que a mineração proporcionou. Essa combinação foi o que resultou nos apagões vistos hoje em dia no país.

Mineração de Bitcoin causa problemas de energia em país
Créditos de imagem unsplash

Medidas para resolver a situação

Contudo governo do Cazaquistão ainda quer investir em mineração de moedas digitais. Por isso, o país está tomando algumas medidas para resolver a situação e ainda aproveitar para alavancar a economia do país com as criptomoedas.

Dessa forma, a companhia elétrica vai começar a racionar a energia de mineradoras regulamentadas. No entanto, o maior problema do país é a mineração ilegal, que consome a maior parte da energia elétrica.

O país prevê que esse investimento em mineração de bitcoin deve acrescentar até US$ 1,5 bilhão à economia, em até 5 anos.

Elon Musk E CEO Da Binance: Onde Estão As Dogecoins?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.