Revelado: De onde vem o bitcoin, quem está por trás da tela?

Descubra quem revelou o bitcoin ao mundo.

Revelado: De onde vem o bitcoin, quem está por trás da tela? / Reprodução: Pixabay
0 112

- Advertisement -

Hoje, segunda-feira, 25, de outubro de 2021. E aqui na sessão de Bitcoin Hoje do Folha Go você confere as principais noticias do dia. Confira abaixo os de onde e quando surgiu.

Revelado de onde vem o bitcoin. E quem está por trás. O Bitcoin surgiu em 2008 como uma resposta à crise financeira, com a ideia de substituir o dinheiro físico que usamos e, principalmente, tirar a necessidade de intermediação dos bancos nas operações financeiras.

A criptomoeda apareceu pela primeira vez em um artigo publicado por Satoshi Nakamoto. Essas e outras informações você só encontra aqui em nossa plataforma de notícias do dia a dia.

- Advertisement -

Satoshi Nakamoto ocultava seu IP, ou endereço na internet, além de utilizar repetidores de e-mail que impossibilita definir sua origem. Uma análise linguística dos e-mails aponta para Nick Szabo, um dos principais suspeitos, além de Ian Grigg, outro conhecido criptógrafo e CypherPunk.

Viu essa hoje: Quanto a Tesla esta lucrando com Bitcoin? Veja, como esta o comércio hoje

Quem revelou o bitcoin ao mundo?

Revelado: De onde vem o bitcoin, quem está por trás da tela? / Reprodução: Pixabay
Revelado: De onde vem o bitcoin, quem está por trás da tela? / Reprodução: Pixabay

Grigg criou em 1996 os “Contratos Ricardianos”, um método de registro para vincular um contrato de forma segura utilizando uma função criptográfica (hash). Em resumo, uma maneira para que um computador consiga interpretar um acordo legal, garantindo uma resolução de disputas de forma rápida, segura e transparente

Um pseudônimo que até hoje não se sabe se é uma pessoa ou um grupo de pessoas. O texto descrevia como funcionava esta moeda digital e criava o sistema que posteriormente passou a ser chamado de “blockchain”, que é como um livro-razão que registra todas as operações.

- Advertisement -

Seu uso foi pensado para ser exatamente uma moeda digital, usada para realizar compras e fazer transações de forma segura, anônima e com rapidez.

Veja essa: Quer ficar milionário com Bitcoin? Criptomoeda continua em alta

Veja as modalidades do Bitcoin hoje; entenda mais

Revelado: De onde vem o bitcoin, quem está por trás da tela? / Reprodução: Pixabay
Revelado: De onde vem o bitcoin, quem está por trás da tela? / Reprodução: Pixabay

Apesar disso, diante de sua forte volatilidade e aumento de valor, se tornou um investimento de alto risco, sendo considerados por muitos especialistas também uma reserva de valor, como o ouro.

Maiores especialistas do Brasil em bitcoin te ensinam a investir melhor nessa classe de ativos, que de longe já é considerada como uma riqueza mundial.

O Bitcoin usa um código complexo, que não pode ser alterado, e todas as transações são protegidas por criptografia. Cada transação é validada por um grupo de pessoas, chamadas de mineradores, por meio de computadores, que gravam estas operações na blockchain, garantindo a segurança de todo o sistema.

É também por meio do processo de mineração que se criam novos bitcoins. Conforme os mineradores validam as operações, eles vão completando cada “bloco” do sistema (por isso o nome blockchain). A cada bloco terminado, eles ganham como recompensa frações de novos bitcoins, sendo que a cada 210 mil blocos esta recompensa cai pela metade, em um processo chamado de “halving”.

No artigo de Nakamoto, foi estipulado que haverá no máximo 21 milhões de bitcoins em circulação. A expectativa é que o “halving” ocorra a cada quatro anos, o que leva a conclusão de que o Bitcoin deixará de ser minerado em 2140.

Bitcoin Hoje : confira cotações das principais criptomoedas do mercado

- Advertisement -

Comentários
Loading...