Conta muito alta? Saiba agora mesmo como economizar energia elétrica; confira dicas

Estratégias simples que fazem total diferença na hora de pagar a conta

Anúncio


Reduzir os gastos é uma estratégia inteligente e necessária; em tempos de crise, mais ainda. Há pouco tempo, o governo anunciou uma nova bandeira tarifária relacionada ao consumo de eletricidade, intitulada de “escassez hídrica” o que tem pesado de forma considerável e alarmante no bolso dos brasileiros. Tendo isso em vista, confira nessa terça-feira (05/10) dicas sobre como economizar energia elétrica.

Embora o aumento repentino das taxas cobradas conforme o consumo, há soluções simples que quando aplicadas constantemente, fazem muita diferença quando a conta chega.

Dicas sobre como economizar energia elétrica

Em agosto, o Governo Federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciaram uma nova bandeira de cobrança na conta de luz, com um aumento de 49,63% em relação à bandeira vermelha patamar 2.

A bandeira tarifária escassez hídrica adicionou R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos. A motivação para o aumento, previsto para vigorar até abril de 2022, se deve à crise hídrica.

Desse modo, como forma de driblar esse aumento repentino, confira dicas sobre como economizar energia elétrica para não ter o orçamento doméstico extrapolado.

Continua depois da publicidade

Aparelhos na tomada, mas desligados continuam consumindo energia

Conta muito alta? Saiba agora mesmo como economizar energia elétrica; confira dicas
Conta muito alta? Saiba agora mesmo como economizar energia elétrica; confira dicas – Imagem: Divulgação Canva Pro

Isso mesmo. TV desligada, mas plugada na tomada é sinônimo de gasto de energia. Embora não esteja sendo utilizado, o aparelho continua consumindo energia. Evite o famoso stand-by.

Continua depois da publicidade

De modo semelhante, o carregador. Deixá-lo na tomada sozinho após o carregamento do celular é um erro super comum e que deixa a conta mais alta; então, fique de olho!

Preste atenção no tempo dos banhos

Uma ótima forma de economizar energia é diminuir o tempo dos banhos. Isso porque o chuveiro elétrico é responsável direto pela alta na conta, pois o consumo geralmente é maior do que em outros aparelhos, como eletrodomésticos, por exemplo.

Desse modo, tome banho mais curtos e coloque o chuveiro no modo “morno”.

Use iluminação de LED

Além de deixar a casa mais bonita, as luzes de LED consomem menos energia elétrica, o que ajuda a diminuir o gasto.

Comparada à iluminação convencional, a de LED consome até menos 80%.

Junte as roupas para passar

Se você costuma ligar o ferro para passar a roupa de sair, esse hábito pode estar diretamente ligado à conta de luz alta, pois o ferro elétrico gasta muita energia.

Sendo assim, ao invés de passar as roupas quando for usá-las, junte todas e passe de uma vez só.

Preste atenção na geladeira

Secar roupas atrás da geladeira, deixar a porta aberta por muito tempo e não verificar a vedação da borracha do eletrodoméstico são erros importantíssimos no quesito gasto de energia elétrica.

Por ser um aparelho que fica sempre ligado é importante prestar bastante atenção em seu funcionamento.

Leia ainda: Passo a passo para empréstimo no Caixa Tem: saiba agora mesmo como solicitar até R$ 1 mil pelo celular

Quem recebe o AUXÍLIO EMERGENCIAL vai receber o AUXÍLIO BRASIL? DESCUBRA MAIS sobre o tema

O pagamento do benefício emergencial se encerrará neste mês de outubro. Dessa forma, é esperado por todos que o Auxílio Brasil entre em vigor imediatamente. Com seus pagamentos, portanto, tendo início em novembro.

Mas aí vem a dúvida: quem recebe o Auxílio Emergencial poderá ser contemplado pelo novo programa federal de distribuição de renda? Quais serão as regras?

É sobre isso que trataremos neste vídeo. Portanto, acompanhe!

Carregando comentários aguarde...
...
...