Como organizar finanças pessoais se você tem cartão de crédito: confira dicas para manter o endividamento longe

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil e muito interessante, mas se usada com planejamento

Anúncio


Na hora de pagar as contas há diversas opções que podem ser utilizadas, como o cartão de crédito. Uma das vantagens em optar por essa forma de pagamento é que as compras são pagas apenas no mês seguinte. Esse fator acaba sendo uma ótima alternativa com relação ao planejamento financeiro. Tendo isso em vista, o Blog Guia do Ex-Negativado do Folha Go preparou nessa quarta-feira (13/10) dicas sobre como organizar finanças pessoais se você tem cartão de crédito.

Embora o cartão de crédito seja uma alternativa super interessante e cada vez mais usada para o pagamento de contas, ele ainda continua sendo um mecanismo que leva muitas pessoas ao endividamento, no caso do uso inadequado.

Dicas sobre como organizar finanças pessoais se você tem cartão de crédito

O brasileiro está cada vez mais utilizando o cartão de crédito. Com tantas facilidades na hora de efetuar compras, o risco de se endividar também aumenta.

Isso porque costuma-se gastar mais do que receber e também negligencia-se algo super importante: o planejamento financeiro.

É preciso saber exatamente quanto entra e quanto sai relativo à renda para não acabar caindo em ciladas desse crédito que deve ser pago posteriormente.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, confira agora mesmo dicas sobre como organizar finanças pessoais se você tem cartão de crédito.

Continua depois da publicidade

Leia também: Mantenha o orçamento dentro do planejado: confira dicas sobre como economizar no mercado

Tente concentrar os gastos no cartão

Como organizar finanças pessoais se você tem cartão de crédito: confira dicas para manter o endividamento longe
Como organizar finanças pessoais se você tem cartão de crédito: confira dicas para manter o endividamento longe – Imagem: Canva Pro

Uma das formas mais eficientes para conhecer o próprio perfil consumidor é anotar todas as compras. Porém, muita gente tem dificuldade em fazer isso.

Dessa forma, quando você concentra seus gastos no cartão o controle fica melhor, pois você poderá verificar todas as compras, bem como os valores, a fatura e quanto ainda pode gastar.

O ideal é que a data de pagamento da fatura seja próxima da data de pagamento

Essa dica é para aquela pessoa que acaba não pagando a fatura ou pagando apenas o mínimo por conta de ter gasto o salário com outras contas e ter esquecido da fatura.

Dessa forma, coloque a data de pagamento da fatura para um dia depois ou no mesmo dia em que o seu dinheiro cai.

 Evite parcelar as faturas

Um erro comum, mas que às vezes é necessário, é parcelar a fatura ou pagar o mínimo. Além dos juros, o seu limite ficará limitado.

Então, sempre que possível, pague tudo e pague na data correta. Se puder antecipar o pagamento, melhor ainda.

Espere o fechamento da fatura para comprar

Se você compra antes da fatura fechar, o pagamento já deve ser feito no mesmo mês de fechamento. Por isso, atente-se para a data de fechamento da sua fatura que pode ser de 7 a 10 dias antes da data de vencimento.

Durante esses dias é possível fazer compras para pagar no mês seguinte, como também você já pode pagar a fatura sem esperar pelo último dia.

Leia ainda: Como economizar dinheiro ganhando pouco? É possível! Confira dicas infalíveis

APLICATIVO PARA GANHAR DINHEIRO: tenha renda agora no GetNinjas com 8 dicas práticas

O GetNinjas é uma das plataformas mais famosas do Brasil, quando falamos em contratação de serviços. Portanto, tende a se configurar em mais uma possibilidade de se ter na palma da mão, um aplicativo para ganhar dinheiro.

Existe uma lista imensa de atividades que podem ser oferecidas ou contratadas através da empresa.

Explicando de maneira resumida, assim como existem aplicativos como Uber, 99 e Ifood, que permitem ao usuário solicitar um serviço de entrega ou de transporte, existe também essa plataforma apropriada, para quem está em busca de um trabalhador específico. Alguém para prestar um determinado serviço em casa, por exemplo.

Carregando comentários aguarde...
...
...