Como sair das dívidas rapidamente? Entenda o passo a passo

A partir da decisão de se livrar das dívidas, é importante aprender como funcionam os fundos de investimentos, poupanças e juros.

Anúncio


Ponta Grossa, 26 de março de 2022 ─ Como sair das dívidas rapidamente ─ Enxergar o tamanho de suas dívidas e traçar um caminho para que sejam solucionadas são os primeiros passos para quitá-las. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado mostra como sair das dívidas rapidamente.

Como sair das dívidas rapidamente

De acordo com G1, o primeiro passo para sair das dívidas é o planejamento e um plano de ação eficiente. Para aqueles que não tiveram um controle de gasto e as dívidas saíram do controle, é hora de repensar as despesas e planejar uma forma de quitar e sair das dívidas para que não vire algo ainda maior.

1- Educação financeira

A partir da decisão de se livrar das dívidas, é importante aprender como funcionam os fundos de investimentos, poupanças e juros. Pois eles podem deixar de trabalhar contra você e ajudar na quitação das dívidas.

Veja também: Plantar banana dá lucro? Entenda as questões financeiras envolvidas

2- Liste suas dívidas e renegocie

Como sair das dívidas rapidamente
Como sair das dívidas rapidamente / Fonte: Canva Pro

Faça uma lista de todas as suas dívidas em atraso, o valor das parcelas mensais, a taxa de juros e o valor total de cada uma. Busque renegociar suas dividas e dê preferência aquelas com juros mais altos. Lembre-se ainda que também é de interesse do banco que ocorra a negociação.

Continua depois da publicidade

O Serasa inclusive, em parceria com bancos e empresas, regularmente lança a proposta de Serasa Limpa nome, onde é possível quitar dividas pagando valores de até R$100,00.

Continua depois da publicidade

3- Anote todo os gastos

Para que seja possível um planejamento de gastos fixos, é importante anotar todos os gastos, por mais simples que sejam. Há aplicativos para este objetivo, muito fáceis de usar. Calculam as receitas e despesas e dão a resposta do quanto sobrará ao final do mês.

Sabendo o quanto é gasto e o quanto sobra no final do mês, torna-se mais fácil saber em quanto tempo será possível quitar as dívidas.

4- Meta de poupança

Após a renegociação, quando já se sabe mais ou menos quanto deverá ser poupado para que as dividas sejam pagas, é primordial determinar em quanto tempo pretende estar livre das dividas. Dessa forma, saberá exatamente quanto reservar por mês para quitar as dividas.

5- Prioridade no pagamento

Prefira quitar sempre aquelas que estão com juros mais altos, pois certamente, são essas pendências que fazem com que as dividas dobrem de valor com muita facilidade. Faça um ranking de quais devem ser pagas primeiros, da maior para a menor, com os maiores juros.

6- Evite novas dívidas

Para que as dividas sejam quitadas e não surjam outras, busque fazer compras à vista. Essa modalidade de pagamento permite descontos mais atrativos e evita o surgimento e acumulo de novas parcelas.

7- Dica extra

Se sua renda não parece suficiente para que suas dívidas tenham quitação ou se o tempo para alcançar essa meta for muito longo, veja uma forma de reduzir. Fazer renda extra é uma ótima maneira de aumentar as receitas e quitar de forma mais rápida suas dividas antes de serem multiplicadas pelos juros.

Veja também: Como sair das dívidas de empréstimos? Entenda as orientações financeiras

PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO DOMÉSTICO GRÁTIS: passo a passo de como usar e SAIR DO SUFOCO

Carregando comentários aguarde...
...
...