Como saber o valor a receber do Banco Central? Entenda hoje

Sistema para consulta foi reaberto pelo Banco Central na última segunda-feira, dia 14

Anúncio


Está aberto o período para consulta sobre dinheiro esquecido nos bancos nacionais. A partir daí, a dúvida que fica é: como saber o valor a receber do Banco Central? Explicaremos em detalhes hoje (15/02).

A ideia do Banco Central é de devolver cerca de R$ 8 bilhões que foram esquecidos pelos consumidores brasileiros em contas bancárias nacionais ao longo dos anos.

Mesmo que sejam valores considerados como pequenos, é possível reaver o dinheiro que foi deixado para trás e o consumidor nem sequer se lembra que possui aquela quantia disponível em seu nome.

Para isso, foi criado o sistema chamado de Valores a Receber, que inicialmente foi lançado em janeiro, mas que precisou ser retirado do ar para que fosse melhor desenvolvido, e relançado nesta última segunda-feira, dia 14 de fevereiro.

como saber o valor a receber do banco central
Como saber o valor a receber do Banco Central? Entenda hoje (Foto: Canva Pro)

Como consultar se tenho dinheiro a receber?

Antes disso, o cidadão deverá fazer a sua própria consulta através do site exclusivamente voltado para este fim: valoresareceber.bcb.gov.br. Basta copiar em seu navegador para ter acesso.

Continua depois da publicidade

Esse é o único site que está funcionando com o viés de devolver dinheiro aos cidadãos. Qualquer outro endereço diferente desse não deve ser levado em consideração, pois pode ser uma tentativa de fraude.

Continua depois da publicidade

Ao acessar o site citado acima, basta consultar se você possui ou não dinheiro a receber informando número de CPF e data de nascimento na página “consulte aqui”.

Depois disso, como saber o valor a receber do Banco Central?

Caso a resposta for positiva, a plataforma dará uma data para o resgate do dinheiro.

Somente no período marcado no calendário será possível saber qual é a quantia disponível para ser resgatada.

Apenas realizar a consulta se possui ou não dinheiro a receber não mostra o valor disponível.

O calendário para saber quanto tem a receber e resgatar é o seguinte:

– Nascidos antes de 1968 – 7/03 a 11/03

– Nascidos entre 1968 a 1983 – 14/03 a 18/03

– Nascidos após 1983 – 21/03 a 25/03

Quem pode resgatar valores esquecidos?

Qualquer cidadão brasileiro que possua conta em banco pode realizar a consulta sobre alguma quantia esquecida anteriormente.

Para Isso, além de contas em bancos, é necessário também ter uma chave Pix cadastrada para qual o dinheiro será enviado no momento do resgate. A solicitação terá de ser feita dentro do período do calendário destacado acima, conforme ano de nascimento.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

Aprenda CONSULTAR SEU CPF no SPC e Serasa (Grátis) e AUMENTAR SCORE de crédito

Como aumentar o score? Como consultar o SPC e Serasa grátis? Cadastro Positivo é bom ou ruim? Essas perguntas são comuns de serem encontradas pela internet. O score de crédito é fundamental para qualquer consumidor, pois ele é um dos fatores que mais influenciam nas análises feitas por bancos e instituições financeiras, quando, por exemplo, uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito é feita. No vídeo você tem todos os detalhes sobre o assunto.

Carregando comentários aguarde...
...
...